terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

INTERESSANTE...

 

Estudante de medicina lança livro com mais de 100 termos regionais usados por pacientes paraenses


O estudante de medicina José Wilker Gomes de Castro Júnior lançou no dia 31/1, através da plataforma online “Amazon Livros”, o livro intitulado “Dicionário Médico de Termos Populares Paraenses”. O livro de 84 páginas direcionado a profissionais de saúde contém mais de 100 dos principais termos regionais usados por pacientes paraenses para descrever suas queixas em momentos de consulta.

O escritor deu início à obra ao ser inspirado por uma situação vivenciada dentro da sua área de atuação. “Certo dia, enquanto eu atendia em uma unidade de saúde, uma paciente relatou que fazia tratamento para “cobreiro”. Nunca tinha ouvido esse termo e mesmo fazendo diversas perguntas sobre o quadro, não consegui identificar. Visivelmente ficou uma situação desconfortável na sala, pois a paciente ficou com vergonha por eu não entendê-la. Apenas quando conversei com uma médica mais experiente ela me falou que se tratava de “herpes-zóster”, disse.

Após constatar a grande incidência de profissionais que desconheciam determinados termos utilizados por pacientes da região, o estudante decidiu elaborar um trabalho de pesquisa intitulado “A Importância do Conhecimento de Termos Regionais Paraenses para o Desenvolvimento de Habilidades Profissionais Médicas”, no qual passou em um processo seletivo e ganhou uma bolsa de iniciação científica utilizada para custear o livro.

De acordo com José Wilker, durante a pesquisa foram entrevistados diversos profissionais da saúde e coletados os principais termos regionais relatados por eles. Posteriormente esses termos foram utilizados para elaboração de um questionário contendo 10 questões, que foi aplicado para os alunos de medicina do primeiro e quarto ano do curso. “A média de acertos foi de 4,4 pontos. Então vi a necessidade da elaboração de um dicionário que preparasse os futuros profissionais da saúde para situações como essas que são tão corriqueiras”, destacou.

Para quem deseja adquirir o livro, ele está disponível no site da Amazon e no endereço eletrônico da editora Drago. A expectativa é que até o final do mês sejam disponibilizados pontos de venda na capital paraense e no município de Santarém.

Saiba mais sobre o estudante e escritor acessando aqui.

Por Diene Moura