quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

PF deflagra Operação Alerta Amazônia II e cumpre mandados em Santarém e Itaituba

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje(09), a OPERAÇÃO ALERTA AMAZÔNIA 2, que tem como foco principal combater desmatamentos com uso posterior de fogo, ocorridos no interior da FLORESTA NACIONAL DE ALTAMIRA, em Itaituba.

Durante a investigação foram constatados desmatamentos por corte raso (eliminação total da vegetação de uma área) no quantitativo total de 2.070 hectares, o que corresponde a mais de 2.000 campos de futebol.

Estão sendo cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, sendo 1 em São José do Rio Preto/SP, 1 em Moraes de Almeida (Itaituba/PA) e 1 em Santarém/PA. Além disso, foi determinado o sequestro/arresto/bloqueio de bens dos investigados no valor total de R$ 30.062.881,62, considerando valores estimados para reparação dos danos bem como ressarcimento do proveito econômico auferido com os crimes, tudo calculado através de laudo pericial.

Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária de Itaituba/PA da Justiça Federal.

A OPERAÇÃO ALERTA AMAZÔNIA 1 foi deflagrada em setembro/2021 também para combater desmatamento a corte no raso no interior de Unidade de Conservação Federal.

Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são de danos a Unidade de Conservação (art. 40 da Lei nº 9.605/1998), descumprimento de embargo ambiental (art. 330 do CP), obstar ou dificultar atividade de fiscalização ambiental (art. 69 da Lei nº 9.605/1998), incêndio em floresta (art. 41 da Lei nº 9.605/1998) e associação criminosa (art. 288 do CP).

O nome da Operação faz referência a alertas de imagens de satélite acompanhados pela Polícia Federal referentes a desmatamentos na Amazônia. (Com informações da PF)


O Impacto
BlogdoColares