terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Prefeitura (SEMAP) e Aprusan discutem melhorias para a Feira da Cohab em Santarém

A feira funciona às sextas-feiras e sábado e comercializa produtos oriundos da agricultura famiçiar
Reprodução

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), reuniu nesta segunda-feira, 21, no Centro de Informação Chico Roque com representantes da Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan), para discutir estratégias de revitalização da feira da Cohab.

A tradicional feira livre funciona às sextas-feiras e sábado, e contribui com o incremento na renda direta de 250 produtores, através da comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

O Deputado Estadual José Maria Tapajós (PL) também esteve presente no encontro. Na ocasião, reiterou a importância dos investimentos tanto para a economia local quanto para a comodidade de produtores e consumidores. Informou ainda que vai reunir com o Governador do Estado, para discutir a proposta de revitalização da feira.

“Estaremos pautando esta demanda através de audiência junto ao governador Helder Barbalho. É muito importante revitalizar o espaço para que possa ser um local adequado, com higiene e acessibilidade, tanto para quem trabalha e produz, quanto para quem consome”, afirmou o deputado.

José Sebastião, Presidente da Aprusan, ficou bastante otimista com as sugestões apresentadas. Na oportunidade relatou que a diretoria vem trabalhando, propondo e buscando melhorias, junto ao município de maneira harmoniosa.

“Não podemos deixar esta ideia parar. Precisamos de inovação e estrutura para melhorar o trabalho dos nossos associados e proporcionar maior conforto principalmente para os consumidores. Nós já estamos realizando algumas alterações no espaço, fazendo com que se construa uma feira de qualidade, onde o produtor e o consumidor tenham um espaço confortável, com infraestrutura e segurança”, contou.

O secretário da Semap, Bruno Costa, ressalta que atualmente a cessão de uso do espaço é da Aprusan. No entanto, a entidade não pode receber recursos do poder público para investimento, haja vista que o terreno pertence a Companhia de Habitação (Cohab). O município ultimamente dialoga junto ao Estado a cessão do local, para poder captar recursos e assim, investir na estrutura da feira.
“Estamos tentando resolver esta problemática o mais rápido possível, a fim de melhorar as condições de infraestrutura e de trabalho dos produtores, e oferecer mais comodidade aos consumidores”, disse Costa.

A área da Cohab possui 3 mil metros quadrados, e está situada na Avenida Barão de São Nicolau com a Avenida Curuá-Una.


Ascom PMS

Divulgação - BLOGDOCOLARES