sexta-feira, 25 de março de 2022

CANDIDATOS

A coluna recebeu do analista político J. Ninos análise do quadro político, e que passamos a publicar. Pelo andar da carruagem, a candidatura ao Senado do petista Roberto Faro se consolida como única opção para a Federação PT-PV-PCdoB, no Pará, de perfil de centro-esquerda. O governador Helder Barbalho já tirou da disputa dois nomes alternativos por uma vaga ao Senado, que poderiam atrapalhar os planos de Faro.

Os dois candidatos ao Senado em 2018, com boa votação, e que podiam tentar repetir a dose este ano, Ursula Vidal (PSOL) e Jarbas Vasconcelos (PV), foram convidados por Helder (e aceitaram) para entrar no MDB e serem candidatos a deputada federal e deputado estadual, respectivamente…

Tudo indica que Faro será o candidato ao Senado na chapa, com apoio de Helder. Outra candidatura, mais à direita, do ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro (PSDB), ainda sonha com a vaga, mas deve acabar disputando a Câmara Federal.

Este ano está em disputa uma única vaga ao senado das três que cada estado tem. O senador Paulo Rocha (PT) não será candidato à reeleição neste cargo e nem em outro. Os partidos ou federações que fecharem com a coligação de Helder trabalharão pela mesma candidatura.

Resta saber, agora, se a federação PSOL/REDE terá candidaturas próprias ao governo e Senado ou se integrará ao mesmo grupo. Há outras candidaturas mais à direita, na disputa: os dois ex-senadores Mário Couto (PL) e Flexa Ribeiro (PSD) .

Por Baía