segunda-feira, 28 de março de 2022

Vereador JANDER ILSON PEREIRA cobra funcionamento do Centro Integrado da Pesca Artesanal




O vereador Jandeilson Pereira (DEM), levou à tribuna da Câmara Municipal de Santarém, reivindicações da classe dos pescadores que pedem o funcionamento do Centro Integrado da Pesca Artesanal. Com o fim do defeso, período de proteção das espécies, a atividade voltou a ser desenvolvida para atender a demanda de feiras e centros de distribuição de pescados de Santarém.

O CIPAR, inaugurado há seis anos, dispõe de fábrica de gelo, espaço para armazenamento e manipulação de pescado. Porém, de acordo com o democrata, mesmo sendo um espaço essencial para este setor da economia, nunca funcionou. “O CIPAR foi criado a pedido dos pescadores e a gente lamenta a situação em que o prédio se encontra, ocioso, enquanto os pescadores gastam pra comprar gelo”, argumentou.

Jandeilson também falou da implantação do Escritório da Pesca pelo governo federal, prevista para esta quintafeira (24). O democrata questionou o objetivo do serviço porque hoje, mesmo com uma unidade em funcionamento, os pescadores precisam ir a Belém para resolver qualquer questão relacionada à pesca.