quarta-feira, 27 de abril de 2022

Graesp implanta bases no interior e amplia atendimentos no Pará

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública desempenha um trabalho vital na segurança pública e áreas ambiental e de saúde
Desde o ano de 2019, Graesp tem ampliado efetivo que recebe capacitação para aprimoramento das ações-]Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Com 17 anos de existência, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), está vivenciando nos últimos três anos um crescimento significativo da aviação na segurança pública do estado, além da consolidação do grupamento como referência na região Norte e restante do país. A atuação do Graesp tem sido essencial nas áreas da segurança, meio ambiente e saúde nas ações realizadas por todo o estado.

Desde o ano de 2019, na atual gestão, o Graesp recebeu primeiramente a valorização de todos que faziam parte do grupamento, por meio de capacitações, ocasionando o acesso de mais pilotos, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.


“Nos últimos três anos conseguimos levar ao Graesp primeiro uma capacitação, que representa a valorização daqueles que já faziam parte do grupamento, realizando a formação de mais pilotos, pra que estes pudessem ser capazes de pilotar todos os tipos de aeronave que possuímos. Além do efetivo, também ampliamos o número de aeronaves, com mais quatro aeronaves de asa fixa que atendem a região e também dão resultado melhor pro nosso trabalho nas regiões do nosso estado. Ressaltamos também que essas aeronaves tiveram custo zero para o estado, pois as mesmas foram cedidas pelo poder judiciário em decorrência de apreensões de operações policiais. Portanto, nós conseguimos aumentar o número de aeronaves, sem ter gastos pra nossa população”, frisou o titular da Segup.Em Santarém, a base do Graesp no hangar tem sala vip, sala de descanso, de mecânicos e de pilotos -] Foto: Marco Santos / Ag. ParáExpansão

Até o ano de 2018, o grupamento contava com 98 profissionais; enquanto que na atual gestão foram integrados mais 8 servidores, contabilizando um efetivo de 106 profissionais, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos pelos órgãos de Segurança Pública como a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Também foram ampliados o número de aeronaves, de 10 para 14, sendo 6 helicópteros e 8 aviões que são utilizados em operações da segurança pública, apoio aeromédico, ações ambientais, entre outras necessidades do estado. Nos últimos três anos, o Graesp alcançou a marca de 9 mil horas de voo -] Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Interiorização

Além do aumento no número de efetivos e aeronaves, desde o ano de 2004 em que foi criado, o Graesp que operava a partir de uma base que fica na capital do Estado, Belém, realizou pela primeira vez a interiorização de sua base, com a abertura de duas novas sedes fixas nos municípios de Santarém e Marabá, aumentando assim a área de cobertura e a pronta resposta ao ser acionado para uma emergência em municípios mais distantes da capita. Em Santarém, a nova base foi instalada em junho de 2021; em Marabá, em abril deste ano.

De 2019 para cá, o Estado elevou o número de aeronaves de 10 para 14, entre aviões e helicópterosFoto: Pedro Guerreiro / Ag.ParáOperações

O Graesp tem atuado continuamente nas operações da Segurança Pública, saúde e ambiental, dentre elas as Operações Verão, Círio, 12 edições da Amazônia Viva, maconha, e muito especialmente, nestes dois últimos anos, no combate à pandemia da Covid-19, por exemplo.

Quando iniciou, em 2004, à época Grupamento Aéreo (Graer), o grupamento voava em média 340 horas por ano, e aos poucos foi possível ampliar esse dado em 1.000%, como explica o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.

O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pela instituição é destaque até mesmo no cenário nacional. “Nos últimos três anos, com a duplicação da frota, nós alcançamos a marca de 9 mil horas de voo. O apoio aeromédico, as ações ambientais e o transporte de vacinas têm sido algumas das principais ações desenvolvidas”, afirmou.

Referência

O Graesp chega ao nível dos grupamentos de São Paulo e Rio de Janeiro, que detêm as maiores frotas do país. “Apesar dos números, realizamos mais horas de voo por ano do que o Estado de São Paulo, ao ponto de transmitirmos a expertise, que possuímos, e com tendência para aumentar”, enfatiza o diretor.

Baseado no tripé da aviação em segurança pública: manutenção, qualificação e tecnologia, o Graesp reforça o empenho em continuar a missão de contribuir com as ações integradas das forças e Segurança Pública do Pará.