segunda-feira, 11 de abril de 2022

Secretaria Municipal de Saúde divulga novos pontos de vacinação contra Covid-19, Sarampo e Gripe

Os pontos descentralizados passam a funcionar nesta segunda-feira, 11.


Novos pontos de vacinação, em horários estratégicos, estarão abertos a partir desta segunda-feira (11), em Santarém. Secretaria de Saúde comunicou que o objetivo é intensificar a imunização contra a Covid-19 e dar continuidade a campanha nacional de vacinação contra gripe e sarampo.

Um dos pontos será na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), localizado na Rua Wilson Fonseca. Por lá, o atendimento começa às 8h e vai até 16h.
Uma hora depois, às 17h, os atendimentos começam na “Casinha da vacina”, na praça Barão de Santarém, e vão até às 21h. Essas atividades seguem até está quinta-feira, 14.
Os imunizantes também seguem sendo ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Urbana, de 13h às 16h.
“O objetivo é descentralizar ainda mais para que facilite a população a buscar os pontos estratégicos, esses pontos descentralizados, visando aumentar a cobertura vacinal no município, até porque nesse mês de abril é realizada campanha contra gripe e sarampo.” disse Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.
A enfermeira Katia Moura enfatiza a importância da vacinação. “Continuamos com três grandes campanhas. Reforçamos que a imunização é necessária, pois é uma prevenção
 contra essas doenças que são tão graves. Por isso convidamos toda a população a se vacinar.”, destacou.
Confira a disponibilidade das vacinas:

A 1ª e 2ª dose contra a covid-19 serão destinadas para crianças de 5 anos ou mais. A 3ª dose está disponível para jovens com 18 anos ou mais e a 4ª dose é destinada a idosos com 60 anos ou mais e para profissionais da saúde.
As doses contra a influenza serão destinadas aos públicos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Esta primeira etapa vai contemplar os trabalhadores de saúde e os idosos a partir de 60 anos.
Já a vacina contra o sarampo será oferecida inicialmente aos trabalhadores de saúde e às crianças de nove meses a menores de 5 anos.
Para receber os imunizantes é necessário apresentar o cartão de vacinação, um documento com foto e o CPF. Os trabalhadores da saúde devem levar também um comprovante de vínculo com um estabelecimento de saúde, como contracheque, crachá ou carteira de trabalho.
As pessoas que estiverem com sintomas de qualquer doença na fase aguda devem aguardar a completa recuperação para se vacinar.

Ascom PMS
BLOG DO COLARES