quarta-feira, 1 de junho de 2022

Prefeitura de Santarém alinha cooperação com municípios brasileiros e portugueses


Atualidades
InovaJuntos: Prefeitura de Santarém alinha cooperação com municípios brasileiros e portugueses

O Projeto InovaJuntos esteve em Santarém de 25 a 29 de maio, com a presença de representantes dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do país europeu Portugal. Esta foi a 3ª fase do projeto que veio consolidar cooperações nacionais e internacionais com a Prefeitura de Santarém.

O InovaJuntos é implementado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o financiamento da União Europeia. O objetivo é promover inovação nas políticas públicas municipais. Em Santarém, estiveram presentes para realizar a Missão Técnica de Cooperação com a mostra das boas práticas aqui desenvolvidas, a fim de que os municípios visitantes possam identificar e estabelecer a melhor forma de cooperação.

Centro de Artesanato Cristo Rei foi um dos pontos turísticos visitados pela comitiva
Em Santarém, os visitantes realizaram a troca de conhecimentos, tiveram a oportunidade de conhecer as boas práticas na agricultura familiar, no turismo e também a atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social(Semtras), que além de fazer um trabalho dos níveis de proteção também atua no desenvolvimento econômico e inclusão produtiva.

De acordo com a técnica de referência do InovaJuntos em Santarém, Roselene Andrade, o município recebeu representantes de Portugal e do Brasil que tem inter-relação com o cluster temático que Santarém se destacou com relação a inovação e desenvolvimento econômico.
Roselene Andrade durante atividade na Escola de Artes

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar a plataforma Maria do Pará que é uma plataforma pensada no Open Master e já saímos com a primeira possível cooperação internacional, haja vista o interesse de Guimarães, município de Portugal, em fazer essa interlocução e dar o apoio para que essa plataforma seja desenvolvida e colocada em prática dentro do município. Assim vai caracterizar o primeiro projeto do Brasil com relação a inclusão produtiva de mulheres vítimas de violência, no sentido de que essas mulheres tenham um espaço de interlocução nos diversos segmentos, econômico, capacitações, bancos de dados, aonde elas vão poder se qualificar profissionalmente e ser inseridas no mercado de trabalho”, explicou Roselene.

A técnica também adiantou que o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado do secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos Jean Murilo devem ir, em breve, até o município de São Bento (SP) para conhecer uma usina de tratamento de resíduos sólidos para estabelecer cooperação. “Esse município já avançou muito na questão de resíduos sólidos. Eles transformam o lixo em blocos para serem utilizados na construção de calçadas.”

A assessora internacional do Projeto InovaJuntos, Rhaellyse Oliveira, avaliou a vinda da comitiva a Santarém.
“Agora viemos para de fato implementar a cooperação internacional, então trouxemos representantes dos municípios de vários estados do Brasil e de Portugal. Tivemos 5 representantes portugueses: 2 de Guimarães, 2 de Valongo e 1 do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi um momento muito enriquecedor para todos, pois uma coisa é eles ouvirem falar do Brasil de uma forma muito genérica, outra coisa é eles terem a oportunidade de ver in loco a realidade do município, para a partir daí conseguir construir processos de cooperação. Tivemos várias discussões a respeito de como os municípios Guimarães e Valongo já podem auxiliar em ações que já estão em andamento dentro do município. Já consigo ver frutos dessa cooperação”, salientou a assessora internacional.

A comitiva cumpriu agenda em diversos locais de Santarém como comunidade de Ipixuna e a Floresta Encantada, no Caranazal. As visitas contaram com a presença dos secretários municipais de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana; de Turismo, Alaércio Cardoso; de Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino.
Visita a comunidade Ipixuna
O Prefeito Nélio Aguiar comemorou o avanço nas cooperações com Portugal e o Brasil. “É um projeto muito importante com cooperações que com certeza irão trazer bons frutos a Santarém. Assim, poderemos beneficiar toda a nossa população. Precisamos de desenvolvimento sustentável, precisamos de desenvolvimento humano, então temos que ter apoio para resolver esses desafios. É isso que queremos através do Projeto InovaJuntos, abrir portas para captar recursos, participar dos editais e melhorar nosso cenário”. (Com informações da PMS)

FONTE - ASCOM/PMS
Divulgação - BLOGDOCOLARES