segunda-feira, 25 de julho de 2022

Caps Infantojuvenil

 

Santarém – Mais de 2,5 mil procedimentos são realizados no 1º mês do Caps Infantojuvenil

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I ), completa neste sábado, 23, um mês de atuação no município de Santarém. O equipamento é gerenciado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Possui 220 pacientes cadastrados e já realizou mais de 2500 procedimentos de saúde.

Visando reforçar a atenção em saúde mental de crianças e adolescentes residentes na cidade de Santarém, o centro foi Implantado em 23 de junho de 2022, como parte da programação alusiva aos 361 anos de Santarém. Fica localizado na Trav. Silva Jardim,1126, Aparecida. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

“Estamos completando um mês de inauguração. É muito gratificante fazer parte desse equipamento que está ajudando tantas famílias, tantas crianças que precisam de acompanhamento psicossocial”, celebra o coordenador do centro, Marlon Marinho.

O Caps I é uma unidade de saúde que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Atende crianças e adolescentes de 02 a 17 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

Dentre os serviços ofertados estão: atendimento individual e em grupo voltados à atenção às crises; atividades para a família; atendimento domiciliar; atividades na escola, na comunidade, nas associações de bairros e outras instituições e dispensação de medicamentos.

São atendidos pelo Capsi as seguintes situações clínicas:

* Esquizofrenia;
* Transtorno do Espectro Autista (TEA);
* Transtorno de Ansiedade;
* Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
* Transtorno de Estresse Agudo e Pós-Traumático;
* Transtorno Depressivo;
* Dependência química;
* Transtorno Obsessivo Compulsivo.

 com informações da PMS

bLOGDOCOLARES