segunda-feira, 11 de julho de 2022

Memórias Políticas de Santarém

 A partir de terça (12), a exposição estará no Centro Cultural João Fona, na Praça Barão de Santarém, bairro Prainha.


Centro Cultural João Fona em Santarém recebe exposição a partir de terça (12/07) — Foto: Agência Santarém/Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral abre às 18h desta segunda (11) a 'Exposição Memórias Políticas de Santarém, com fotografias, vitrais e vídeos que contam a origem, a formação e um pouco da vida política das eleições e da história do voto e da herança cultural da cidade. A abertura da exposição será no Fórum Eleitoral de Santarém, oeste do Pará, localizado na Avenida Mendonça Furtado, 2039, bairro Santa Clara.
A partir de terça (12), a exposição estará no Centro Cultural João Fona, na Praça Barão de Santarém, bairro Prainha, aberta ao público e poderá ser visitada durante 10 dias, de segunda a sexta, sempre das 8h às 18h.
A exposição é comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil, em fevereiro deste ano, e dos 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará, celebrada em junho passado. No total, serão 70 obras expostas, que contam parte da trajetória histórica/política da cidade, desde a sua fundação no Brasil Colônia, passando pelo Império, os primeiros anos da República até chegar aos dias de hoje.
“Servidores, historiadores e estagiários do Centro Cultural da Justiça Eleitoral pesquisaram em jornais e livros do Centur, Biblioteca Nacional, Tribunal Superior Eleitoral, livros e blogs de autores locais de Santarém, como o Padre Sidney e o Instituto Cultural Boanerges Sena. Também foram utilizadas fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santarém e do TRE do Pará”, destacou a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará, Elaine Santana.
Conhecida como a “Pérola do Tapajós”, Santarém foi escolhida para receber a exposição pelo fato de, historicamente, ser marcada por diversos acontecimentos políticos em sua formação e, além disso, ser o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado do Pará. O município é ainda um dos mais antigos da região amazônica e se constituiu como um dos mais importantes também.
O projeto da exposição se alinha ao Planejamento Estratégico do Tribunal 2021-2026, aprovado pela Resolução TRE do Pará nº 5.685/2021, que possui como macrodesafios a Garantia dos Direitos Fundamentais e o Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade.
Além disso, a exposição cumpre outra função. A Justiça Eleitoral gerencia um cadastro de mais de 5,7 milhões de eleitoras e eleitores espalhados por 144 municípios e uma das formas encontradas para promover a aproximação com a sociedade é justamente a promoção de atividades culturais com a participação de artistas locais.
A proposta desse trabalho nas dependências do Fórum Eleitoral, com recortes do resgate da memória política do município, fomenta a ligação com a comunidade local e a humanização do espaço, utilizando as fotografias do acervo da Justiça Eleitoral que serão dispostas permanentemente nas dependências do local, como o objetivo de promover a melhor qualidade de vida no espaço e, ao mesmo tempo, buscar a integração da Justiça Eleitoral com a comunidade local.

g1 / blogdocolares