terça-feira, 9 de agosto de 2022

Campanha Agosto Lilás

 Campanha Agosto Lilás chama atenção para importância de denunciar violência contra a mulher

Violência contra a mulher deve ser denunciada — Foto: Jornal Nacional

A campanha Agosto Lilás, que alerta para o enfrentamento à violência contra a mulher será lançada oficialmente em Santarém, oeste do Pará, pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a rede de defesa e proteção na próxima sexta-feira (12), em evento que será realizado no auditório do centro de Informações Ambientais (Ciam), a partir das 09h.

Neste ano, o Agosto Lilás trabalha o tema #suaatitudesalva. A Lei 21.454 sancionada pelo prefeito Nélio Aguiar em dezembro de 2021 instituiu a campanha no calendário do município, com foco na sensibilização da sociedade para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher com a realização de ações informativas e educativas.

Em Santarém, as ações do Agosto Lilás serão conduzidas pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará em parceria com o Conselho da Condição Feminina, Vara da Violência Doméstica, Ministério Público, Delegacia da Mulher (Deam), ParáPaz e OAB/Subseção local.

De acordo com dados da Semtras, em Santarém, 580 mulheres são acompanhadas atualmente pelo Centro Maria do Pará. Mas desde o início do ano, os serviços do órgão já alcançaram um número maior de pessoas.

De janeiro a julho:

650 - atendimentos individualizados (presenciais) de vítimas;
1.142 - atendimentos individualizados (remotos) de vítimas;
359 - atendimentos multiprofissionais de vítimas.


A partir do dia 12, uma vasta programação será desenvolvida durante todo o mês de agosto, com palestras, oficinas, debates, blitz.

“Esta é mais uma importante campanha que realizamos no município, desta vez voltada para as mulheres. Santarém conta uma rede de proteção articulada ao atendimento à mulher vítima de violência e avançamos com esse enfrentamento a violação dos direitos desse público. Queremos levar a mensagem que uma atitude salva a vida das mulheres que podem estar sofrendo qualquer tipo de violência. Não devemos nos calar. Denuncie!”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a polícia pelo número 190, pode ir até à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) ou ligar para o 180.