quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Defesa da Amazônia deve influenciar votos dos paraenses

Segundo pesquisa, 88% da população considera que conservação deve estar em planos de governo e 60% acredita que tema influencia escolha.

Para eleitores do Estado, combate ao desmatamento na Amazônia e desenvolvimento sustentável são temas importantes nas eleições | Rogério Uchôa/Diário do Pará


Um levantamento encomendado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) revela que os eleitores paraenses se preocupam com as questões relacionadas à Amazônia e afirmam ser um fator importante para a escolha do próximo Presidente da República.

A pesquisa realizada pelo Instituto Action mostra que 60,7% dos eleitores do Pará responderam que o conhecimento sobre a região e a defesa da floresta são fatores que influenciam o voto.

A pesquisa também abordou os temas que a população do Pará considera prioritários nos debates dos presidenciáveis. Para 88,8% dos eleitores paraenses, a conservação da floresta precisa fazer parte do plano de governo dos candidatos à presidência nestas eleições.

Entre os temas mais citados pelos entrevistados para o desenvolvimento da região estão: combate ao desmatamento (44,7%), preservação da floresta (20,3%), a diminuição das queimadas (14,1%) e o desenvolvimento sustentável (12,8%).

Questões sobre combate ao garimpo ilegal, aumento das áreas de conservação na floresta, poluição de rios e igarapés, recursos aos povos indígenas e ribeirinhos, conservação de terras indígenas, exploração ilegal de madeira, bioeconomia, ecoturismo, fiscalização de recursos naturais também fazem parte dos temas que os eleitores esperam que sejam debatidos nas eleições de 2022.

Para os jovens em todos os estados da Amazônia Legal, a Amazônia é o “coração do mundo”. Neste contexto, 94,5% dos eleitores de 16 a 24 anos consideram que a conservação da Amazônia deve fazer parte dos planos dos candidatos nas eleições de 2022 e projetos consistentes para proteger e explorar a floresta de forma legal e sustentável.

ALINHADOS

Ainda segundo a pesquisa, 94,5% dos paraenses concordaram com a afirmativa de que as árvores nas ruas e praças podem diminuir o calor. Além disso, 92,9% também concordaram que conservar a floresta faz bem para a qualidade de vida da população de toda a região amazônica e 80,4% afirmaram que os povos que vivem na floresta precisam ter seus direitos e vidas respeitados para garantir que a floresta permaneça viva.

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, ressalta que a pesquisa revela, de forma inédita, que a população amazônida está alinhada com a conservação das florestas, o desenvolvimento socioeconômico da região e a proteção de direitos dos povos indígenas.

“Em todas as faixas etárias, de renda e escolaridade existe uma visão de que o desmatamento é algo ruim, que as queimadas fazem mal à saúde e que o garimpo ilegal é fonte de problemas para quem mora na Amazônia. Tudo isso é importante para o debate nacional e para as eleições”, destaca.

DOL/BLOGDOCOLARES