sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Polícia Federal retira invasores de Terra Indígena

 

Polícia Federal retira invasores de Terra Indígena

A operação foi mais um desdobramento do “Plano de Ações das Sete Terras Indígenas”, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF nº 709/2020, do Supremo Tribunal Federal

São Félix do Xingu/PA. No dia 24/7, a PF retirou madeireiros, pecuaristas e grileiros que ocupavam a Terra Indígena Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. Com apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, ICMBio e ADEPARÁ, operação de desintrusão ocorreu no sul da Terra Indígena, na região do município de São Félix do Xingu.

Agora, a Polícia Federal e a Adepará buscam o gado deixado por pecuaristas no território. Na primeira fase da Operação, os acessos à Terra Indígena foram fechados, e os ocupantes que insistiam em permanecer em seu interior foram identificados e retirados da área. Bens e construções deixados foram destruídos ou desmobilizados.

Na segunda fase, iniciada dia 8/8, a Polícia Federal e a Adepará passaram a localizar e retirar bois e vacas da Terra Indígena. Esta etapa deve demorar dias, uma vez que os animais estão espalhados pelo terreno.

Após o encerramento dessa fase da operação, a Polícia Federal vai novamente destruir as pontes de acesso ao território. Outra ação semelhante já havia sido realizada pela Polícia Federal em novembro de 2021, ocasião em que todos os acessos à referida Terra Indígena foram destruídos.

Porém, em poucos meses, os invasores reconstruíram as pontes e reocuparam as áreas, provocando desmatamentos e formando pastos para criação de gado. Por conta disso, a Força Nacional permanecerá ocupando e fiscalizando os ramais de acesso, a fim de evitar novas invasões.

 Informações da PF de Redenção/PA

Blogdocolares