quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Com título da Copa do Brasil, Flamengo amplia hegemonia como maior campeão do século

 Time carioca chega a 22 troféus desde 2001. Corinthians, Cruzeiro e Internacional aparecem na sequência, com 18 taças, e Fortaleza completa o top-5. Confira cada conquista.

Por Roberto Maleson — Rio de Janeiro

O Flamengo segue empilhando troféus no século 21. Com a conquista da Copa do Brasil sobre o Corinthians nos pênaltis, o Rubro-Negro se isolou ainda mais na lista dos times brasileiros com mais títulos desde 2001.

+ Veja em vídeo a comemoração dos jogadores do Flamengo após pênalti do título


No período, contando somente torneios oficiais, o time rubro-negro soma agora 22 títulos entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. O top-4 é composto ainda por Corinthians, Cruzeiro e Internacional. Todos com 18 títulos.


Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil — Foto: Andre Durão


Para este levantamento, recopas estaduais não estão sendo consideradas nesta conta. O título da Copa Suruga do Inter de 2009 também não está na conta, assim como a conquista da Florida Cup do Flamengo de 2019.

Veja o top-5 de maiores campeões:

1) Flamengo: 22 títulos
2) Corinthians, Cruzeiro e Internacional: 18 títulos
5) Fortaleza: 17 títulos


O Flamengo segue na média de uma conquista por temporada no atual século. Entre os títulos possíveis, o Rubro-Negro só não conquistou o Mundial de Clubes. Desde 2001, apenas três times brasileiros levantaram a principal disputa entre clubes, de diferentes continentes do mundo: São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012).

No século, chama a atenção a diferença do Flamengo para os seus rivais cariocas. Fluminense comemou oito títulos, seguido por Botafogo (6) e Vasco (5). O trio junto soma 19 taças desde 2001, três a menos que o Rubro-Negro.

O Globo