quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Preso empresário condenado por transmitir de propósito HIV a mulheres

 

O empresário Renato Peixoto Leal Filho, 50, condenado em 2018 por transmitir propositalmente o vírus do HIV a duas mulheres, foi preso, na segunda-feira (24), em casa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele estava foragido desde o dia 27 de maio.

O empresário foi detido por agentes Divisão de Capturas da Polícia Penal, com apoio de policiais civis da 16ª DP (Barra da Tijuca). Ele foi localizado com base em informações prestadas ao disque-denúncia. Leal Filho foi preso pela primeira vez em julho de 2017, quando se entregou após um mandado de prisão preventiva expedido por lesão corporal grave.

Em 2018, o empresário, que é soropositivo, foi sentenciado a sete anos de prisão, acusado por duas mulheres de manter relações sexuais sem preservativo, com o objetivo de infectar com o vírus HIV. Na época, a sentença foi assinada pela juíza Lúcia Regina Esteves de Magalhães, da 19ª Vara Criminal. Ela apontou que não restavam dúvidas que o homem mantinha a relação com o objetivo de “transmitir a enfermidade incurável”.

Segundo as vítimas, ele nunca havia contado sobre a doença e não utilizava preservativos durante as relações. A uma das mulheres, Renato teria dito: “Vou marcar sua vida”.

Em 2019, havia sido concedida ao empresário a prisão domiciliar. No entanto, dois anos depois, a Câmara Criminal do Rio decidiu aumentar a pena de Renato para 13 anos de reclusão. Ele era considerado foragido desde maio deste ano, quando foi expedido um novo mandado de prisão.

Após a prisão na segunda-feira (24), Leal Filho foi encaminhado à Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), onde passará por uma audiência de Custódia e ficará à disposição da justiça.

Fonte: Portal R7

Foto: Reprodução – Redes Sociais