quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Escolas de Santarém vencem 1º e 3º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal edições 2020 e bienal 2021/2022

Rosilda Wanghon e Santa Luzia foram as ganhadorasReprodução

A educação de Santarém foi duplamente vencedora na cerimônia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal que ocorreu na noite desta terça-feira, 29, na Embaixada de Portugal, em Brasília (DF). A Escola Professora Rosilda Wanghon venceu o 1º lugar da edição 2020, na categoria escolas com o projeto‘Cidadão digital: um link para a justiça social’ e a escola Santa Luzia venceu o 3º lugar da bienal 2021/2022, com o projeto “Zelar pelo patrimônio público escolar é dever de todos”. Rosilda Wanghon era a única escola da Região Norte. O prefeito Nélio Aguiar e a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, participaram da cerimônia de premição em Brasília. Os projetos premiados são incentivados e acomapanhados em Santarém pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef/San), coordenado pela Secretaria Muncipal de Finanças (Sefin).

Este ano, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal completou dez anos de realização e uniu as solenidades de premiação da edição 2020, adiada em virtude da pandemia da covid-19, com a edição bienal 2021/2022. Trinta e seis projetos das duas edições, sendo dezoito em cada, disputaram o prêmio em quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.
Prefeito Nélio e Secretária de Educação Maria José Maia, felizes pelos prêmios conquistados

1º lugar da Escola Rosilda Wanghon

Concorrendo com outras seis escolas dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon foi a grande vencedora da edição 2020 e traz para Santarém, Pará, o 1º lugar do Prêmio.
Momento em que a escola é nomeada campeã. Foto: transmissão ao vivo Febrafite

Rosilda Wanghon, localizada na rodovia Santarém Curuá-Una, comunidade de Perema, venceu na categoria escola com o projeto ‘Cidadão digital: um link para a justiça social’ desenvolvido pelo professor Marivaldo dos Santos Sousa que esteve presente na cerimônia junto com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e o secretário da Fazenda do Pará, Geraldo Henrique de Oliveira.

A edição 2020 recebeu 230 inscrições que passaram pela avaliação da comissão julgadora sendo premiada a escola de Santarém.
Escola vencedora é reconhecida nacionalmente

O projeto campeão trabalhou a conscientização sobre a correta aplicação dos tributos por meio da exibição de vídeos educativos, exposição de livros digitais, campanha de combate à corrupção e visita a portais de transparência para verificar onde o dinheiro público estava sendo investido. Em razão da pandemia, o projeto foi executado em ambiente virtual por meio de uma página no facebook e também em grupos de whatsapp.

“São duas grandes alegrias para a educação de Santarém. Estamos muito felizes e orgulhosos de nossos alunos e professores. A educação fiscal continuará recebendo incentivo e estímulo para continuar nos dando alegrias”, disse a secretária municipal de Educação, Maria José Maia.Professor Marivaldo dos Santos recebeu o prêmio de 10 mil reais. Foto: transmissão ao vivo Febrafite

O 3ª lugar ficou com a escola Loren Rios da cidade de Araxá, Minas Gerais, e o 2º lugar com a escola de Excepcionais Raio de Sol, Apae de santa Catarina.

3º lugar da Escola Santa Luzia. Edição bienal 2021/2022

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Luzia,localizada no bairro do Amparo, também subiu no pódio e ganhou o 3º lugar da edição bienal 2021/2022, na categoria escolas, com o projeto “Zelar pelo patrimônio público escolar é dever de todos”. Foram 354 inscrições de projetos de todo o país, sendo finalistas escolas do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Pará.Professor Elves Costa, à esquerda, recebeu o prêmio de 3 mil reais. Foto: transmissão ao vivo Febrafite

O projeto de Santarém foi pensado e executado pelo Profº Elves Costa e trabalhou o tema patrimônio público em parceria com a escola e a família a fim de sensibilizar para a corresponsabilidade em relação ao uso, manutenção e preservação dos bens coletivos, começando pela escola, que é um bem público construído dentro do bairro onde reside a maioria de sua comunidade.

A escola é ativa em projetos de educação fiscal sendo inclusive autora de implementações importantes na cidade à exemplo do 0800 para assuntos de iluminação pública nos bairros.

“Estamos muito felizes pelas escolas premiadas Rosilda Wanghon e Santa Luzia. A Educação Fiscal ajuda a formar cidadãos conscientes que assimilam informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo o entendimento e estimulando a participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. E temos orgulho da nossa gestão sempre está no pódio dessa premiação nacional. Em 2017, tivemos o terceiro lugar com a mesma Rosilda Wanghon. Em o terceiro lugar foi da escola Maria Amália, e hoje temos essas duas premiações, o que nos deixa muito orgulhosos, pois realizamos o maior investimento já feito na educação em Santarém”, festejou o prefeito Nélio Aguiar.

Iniciativas como as premiadas são incentivadas em Santarém peloGrupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef/San)que atua na cidade há 15 anos, conscientizando os cidadãos a crescerem com a consciência do exercício da cidadania.