segunda-feira, 21 de novembro de 2022

NÉLIO AGUIAR participa em Portugal de evento sobre cooperação urbana e sustentabilidade

fonte - Portal OESTADONET

Prefeito de Santarém Nélio Aguiar com o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, 

Francisco Rocha Gonçalves - Créditos: Divulgação


O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, está em Portugal, participando de uma missão internacional do programa de cooperação Inova Juntos, projeto que visa a cooperação entre cidades portuguesas e da América Latina. O evento ocorre na cidade de Oeiras.
A comitiva brasileira foi recebida neste dia 21 de novembro pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, nos Paços do Concelho. A visita prosseguiu com reuniões de trabalho, no Templo da Poesia e no Tagus Park. Do evento participaram também Rui Mourinha, Diretor do GATPI – Gabinete de Assessoria Técnica e Promoção do Investimento do Município e Ana Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais e Institucionais.


O prefeito e Santarém integra a comitiva composta ainda pelo coordenador do Programa Inova Juntos, Maurício Zanin e mais três técnicos.
Em março do ano passado, o município de Santarém foi o primeiro a ser selecionado com o projeto ‘Desenvolvimento e Inovação: Município de Santarém’. O Inova Juntos é implementado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o financiamento da União Europeia.
Nós estamos aqui em Oeiras que tem um projeto muito interessante nessa área de inovação e tecnologia. A troca de experiências entre municípios de outros países contribui para a formatação da agenda 2030, cuja finalidade é atingir metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vão garantir políticas públicas para a população”, disse o gestor municipal.
Oeiras foi um dos municípios selecionados em Portugal para participar no Projeto 'Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e a Sustentabilidade', em conjunto com outros municípios, como Cascais, Olhão, Coimbra e Guimarães.


O programa Inova Junto visa a cooperação e implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis no Brasil, noutros países da América Latina e em Portugal.
Oeiras vai dinamizar a sua colaboração neste projeto a partir de 2 eixos fundamentais: o Desenvolvimento Económico e Inovação e os Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social, assentes na Estratégia do Município 'Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025', que servirá de modelo para os municípios contemplados.
A cidade portuguesa é referenciação internacional em ciência e inovação, com impacto duradouro e sustentado nos campos da Educação, Sociedade e Inovação.