terça-feira, 8 de novembro de 2022

Prefeitura de Santarém inicia a instalação de 66 novos brinquedos em vinte praças da cidade


Autor: Agência 
Agricultura e Pesca

Espaços também serão revitalizados

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), iniciou na segunda-feira, 7, o projeto de instalação de 66 brinquedos que serão implantados em 20 praças do município. A Praça do Pescador, no centro, foi a primeira a receber os parquinhos. A medida deixará os logradouros públicos mais inclusivos e a diversão será mais agradável para as crianças e as famílias.

Serão instalados 17 escorregadores, 14 labirintos, 19 balanços e 16 gangorras. O investimento é de R$ 146.889,00 (cento e quarenta e seis mil, oitocentos e oitenta e nove reais), recursos provenientes do tesouro municipal. Os serviços se estenderão pelos próximos dias e serão executados pela Divisão de Arborização e Praças da Semap.Investimento vai garantir maior diversão e lazer às crianças e famílias

A obra prevê ainda a revitalização dos espaços com a substituição das lixeiras, pinturas, reforma dos bancos, além de revisão e podagem de toda a vegetação do local.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, juntamente com o titular da Semap, Bruno Costa, acompanhou o início da instalação dos equipamentos. Na oportunidade, destacou que a revitalização e reforma das praças faz parte do conjunto de várias ações da Prefeitura de Santarém para garantir mais qualidade de vida aos santarenos.
Prefeito Nélio Aguiar e titular da Semap Bruno Costa vistoriaram as instalações

“É mais lazer e diversão para as crianças. É isso que queremos proporcionar às famílias. A revitalização desses espaços vai possibilitar a prática de caminhadas e hábitos saudáveis, além do lazer em família. Com as reformas dos parquinhos, crianças poderão utilizar os brinquedos à vontade. Estamos tornando Santarém um lugar cada vez melhor para se viver", destacou o prefeito.

O secretário da Semap, Bruno Costa, citou que a prefeitura optou pela realização de um processo licitatório, pois ficou constatado, após análise técnica, que a manutenção dos parques infantis sairia mais caro do que a compra de novos.
Praças também serão revitalizadas

“A pedido do nosso gestor municipal demos início a recuperação dessas praças com a instalação de novos brinquedos. Eram equipamentos que seriam impossíveis de recuperar, pois infelizmente sofreram vandalismo praticado por criminosos. Optou-se então pela realização de um novo processo licitatório, pois conforme ficou constatado pela administração municipal, a manutenção dos parques infantis sairia mais caro do que a compra de novos”, explicou o titular da Semap.

Conservação dos novos espaços
Instalações estão sendo feitas de forma gradual

Diversos investimentos estão sendo aplicados pela atual gestão nas áreas de lazer e urbanismo. E para mantê-los em bom estado para toda a população é preciso a colaboração de todos. Em relação aos novos parquinhos, a Prefeitura de Santarém solicita o apoio dos pais e responsáveis para a fiscalização e o uso correto dos brinquedos pelas crianças.

“Cada parquinho tem uma capacidade de peso referente a capacidade de crianças brincando ao mesmo tempo, e respeitar esses limites é importante. Então, pedimos aos pais ou responsáveis para orientar as crianças e ajudar nessa fiscalização para que os brinquedos durem ainda mais. Nosso principal objetivo é contribuir com a transformação do espaço para proporcionar um local ainda mais agradável e seguro à população. É importante ressaltar que a depredação mostra atitudes de quem não sabe valorizar bens públicos e não se importa com o desenvolvimento da cidade, além do prejuízo financeiro", finalizou Costa.

Santarém dispõe, no total, de 46 praças públicas. Destas, 20 possuem parquinhos. A Secretaria definiu um cronograma de atuação de serviços de acordo com a necessidade e prioridade de cada local. O planejamento da pasta é realizar manutenções periódicas nos demais logradouros da cidade.

AGENCIA SANTARÉM
BLOGDOCOLARES