sexta-feira, 18 de novembro de 2022

SEMAP - Implantação do microssistema de água da Costa do Tapará entra em fase de conclusão

 

Implantação do microssistema de água da Costa do Tapará entra em fase de conclusão


A construção do sistema de Abastecimento de água da Comunidade Costa do Tapará, região de Várzea, está em fase de conclusão. O empreendimento vai transformar a vida de 225 famílias da localidade que há décadas sofriam com a falta do líquido potável e utilizavam água do Rio Amazonas para os afazeres domésticos, consumo e outras finalidades.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), já executou a perfuração do poço e a instalação do elevado que sustentarão as caixas d’águas. A obra está sob a responsabilidade da empresa Geonorte Serviços de Engenharia LTDA, na qual está sendo investidos R$ R$ 383.019,94, (trezentos e oitenta e três mil, dezenove reais e noventa e quatro centavos), fruto do tesouro municipal. Os serviços têm o prazo de 90 dias de execução.

O empreendimento contempla a perfuração de um poço tubular profundo de 150 metros; um reservatório de 40.000L que funcionará com tratamento de água e chafariz; o sistema será movido a energia alternativa – fotovoltaica – (energia solar).

Os moradores abraçaram a causa e estão felizes com a chegada da água potável na comunidade. Alguns moradores já estão utilizando a água do sistema de maneira provisória. Entre eles, a moradora Lene Nobre, 40 anos, que destacou a importância, principalmente, para as crianças.


“Ficamos felizes com a implantação desse grande projeto em nossa comunidade. Esse é um sonho antigo dos moradores que em pouco tempo será concretizado. Antes tínhamos que sair de nossa comunidade e ir buscar água em Santana do Tapará, distante 1h de rabeta para poder consumir”, relatou.

Para o titular da Semap, Bruno Costa, a implantação do sistema de abastecimento d’água representa uma nova era para os moradores da comunidade, que não tinham acesso à água de qualidade. “Uma das políticas públicas desse governo é levar água para as famílias do nosso município. Hoje a maior demanda da Semap é a implantação dos microssistemas e estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o número de famílias beneficiadas em Santarém” relatou o secretário da Semap, Bruno Costa.

O Prefeito Nélio Aguiar destaca o esforço da gestão para a contemplação do sistema de água da comunidade e a chegada das ações do governo às regiões mais distantes.

“Estamos com obras nos quatros cantos do município, a exemplo esta em Costa do Tapará que é de grande importância para os moradores. A comunidade não possuía sistema de abastecimento de água para atender a população. Diante da situação, enquanto gestão municipal estamos mudando esse panorama. Este serviço vai beneficiar diretamente os habitantes, contribuindo para uma vida melhor, e principalmente garantindo, saneamento básico”, disse o prefeito.

blogdocolares