sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Consignado no Bolsa Família: limite de desconto cai a 5%

As regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil (Bolsa Família) foram alteradas pelo governo federal na quinta-feira (9).


A Caixa, em 12 de janeiro, havia suspenso a concessão de novos empréstimos a beneficiários do Auxílio Brasil | Irene Almeida / Diário do Pará

Ogoverno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu de 40% para 5% o limite de desconto no benefício de programas sociais, como o Auxílio Brasil, referente ao pagamento de crédito consignado.
Além disso, passará a valer uma taxa de juros inferior à determinada no ano passado, de 3,5% para 2,5% ao mês. E a medida limita o número de parcelas mensais e sucessivas a seis -hoje podem ser até 2 anos. As medidas restringem o endividamento das famílias.
A mudança consta em portaria publicada nesta quinta-feira (9) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, comandado por Wellington Dias.
O texto altera uma portaria do ano passado que regulamentava a medida.
 O crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil era uma das principais promessas de campanha do então presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi editada em agosto de 2022.
Informações BC