quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Prefeitura entrega kits para Conselhos Tutelares em Santarém


O evento foi realizado no Hall de entrada da Prefeitura de Santarém

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 8, a cerimônia de certificação dos cursos básicos de panificação, salgados e confeitaria e biojóias realizados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Programa de Qualificação Profissional. O evento foi realizado no Hall de entrada da Prefeitura de Santarém.
Cerca de 80 pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos serviços socioassistenciais da Semtras, foram formadas para o mercado de trabalho.
A formação contou com a parceria do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Pará, Ministério Público do Trabalho (MPT), Louis Dreyfus Company (LDC), Trigo Rosa Branca, Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
“Capacitar pessoas é muito importante. Hoje, conversando com uma delas, vendo que elas adquiriram aquele conhecimento e hoje estão trabalhando, ganhando dinheiro é gratificante para nós e com certeza para a Prefeitura também”, disse o professor do curso de panificação e salgados, Patrick Alberto do Santos.


As participantes Josiane dos Santos Guimarães e Joelma Sousa Amaral, contaram que suas vidas já mudaram bastante.

"Melhorou bastante! Além de que eu me profissionalizei, eu consegui uma renda extra e eu estou conseguindo melhorar a minha vida, a vida da minha família, através desse trabalho, fazendo meus bolos, doces, salgados e isso foi um divisor de águas”, confidenciou, Josiane.
"Eu aprendi muita coisa nesse curso, eu pretendo aprender muito mais. Eu já vendi muita coisa, eu aprendi a fazer brincos e chaveirinhos”, disse Joelma.



A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância desse momento. “Gratidão da gente poder estar realizando a certificação desses cursos, muito importante cada vez mais a gente avançar em parcerias e trazer esses benefícios para os usuários dos nossos serviços em Santarém”, disse.
O Prefeito Nélio Aguiar, que também esteve presente na entrega, destacou a importância da qualificação profissional.
"A gente quer que as pessoas tenham oportunidades, por isso é muito importante o trabalho desenvolvido pela Semtras. Nós temos dois caminhos de oportunidades, um é o trabalho que é o emprego e o outro é a renda, muitas das vezes não consegue emprego, mas quando alguém sabe fazer um bolo, um pão, ela pode conseguir uma renda”, destacou o gestor municipal.
Entrega de equipamentos
Na ocasião da certificação, também aconteceu a entrega simbólica de equipamentos para os três conselhos tutelares de Santarém, enviados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O Conselho Tutelar I, recebeu 2 computadores; o Conselho 2, dois computadores e uma impressora e o Conselho 3, recebeu um computador e um televisor.
“Nós estamos fortalecendo a garantia de direitos em Santarém, através de inscrição no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, fomos contemplados com mais esses kits. A gente reforça esse compromisso no apoio a esse importante equipamento para garantia de direitos, reforça esse apoio de estruturação para que os colaboradores possam executar essa política de proteção a criança e ao adolescente", avaliou Celsa.



O Prefeito Nélio lembrou que nunca um governo prestou tanto apoio para os Conselhos. "Hoje é um dia de mais uma conquista, mais um avanço. Acredito que em toda história do Conselho Tutelar em Santarém, nunca nós tivemos essa valorização dos nossos conselheiros e também na estruturação com esses equipamentos", disse Nélio Aguiar.

Por: Geisa de Oliveira 

Divulgação - BLOG DO COLARES