.jpg)
O vereador Alexandre Maduro (MDB) apresentou pedido de informações, questionando sobre o programa do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), do Governo Federal, estar estagnado em Santarém, o programa atenderia a construçao de mais de 400 aprtamentos, na área ao lado do Residencial Moaçara, a construção dessas moradia, salientou o parlamentar, atenderia famílias que estão no aluguel social. O FNHIS é um programa voltado inteiramente para atendimento à população residente em áreas sujeitas a fatores de risco, insalubridade ou degradação ambiental; atendimento prioritário às famílias com menor renda per capita, com maior número de dependentes, à mulher responsável pelo domicílio, aos idosos, aos portadores de deficiência, às comunidades quilombolas e etnias negra e indígena, e a demandas apresentadas por movimentos sociais, associações e grupos representativos de segmentos da população.
Disse o vereador : "Se essas moradias estivessem prontas, inúmeras familias estariam em segurança e o dinheiro do aluguel social poderia ser investido em outras ações. Hoje, a Prefeitura de Santarém paga perto 300 aluguéis sociais para as famílias removidas de áreas de riscos, sendo que a obra citada, era para estar pronta e as pessoas que moram na modalidade de aluguéis sociais já deveriam estar residindo nesses apartamentos ".
Continua o vereador: "Vamos continuar lutando com o objetivo de criar
mecanismos capazes de fomentar e valorizar as potencialidades dos grupos
sociais que residem em áreas de risco, fortalecer os vínculos familiares e comunitários para viabilizar a participação dos beneficiários nos programas dessa natureza, a fim de adequá-las às
necessidades e à realidade local, bem como à gestão participativa, que garanta
a sustentabilidade e o bem-estar de todos".
Blogdocolares.com