quinta-feira, 30 de março de 2023

Governo do Estado fortalece projetos de inserção de jovens no mercado de trabalho

 

“Participar da Escola de Formação e Liderança para a Juventude, sem dúvidas, me transformou. Cresci tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, passei a me comunicar e me relacionar melhor, aprendi muito, fiz novas amizades e abriu portas para uma oportunidade de emprego. Cada curso que participei ao longo dos três meses representava mais um passo para me sentir preparada para o mercado de trabalho e isso foi fundamental para que eu conquistasse essa vaga. Agora, com a minha renda, posso ajudar em casa, além de ter a minha própria independência”, celebra Jessica Paula, 24 anos, que após a participação no projeto na UsiPaz do Icuí-Guajará, se tornou atendente em uma rede de cinemas.

Mais de 500 jovens participam, atualmente, do projeto ‘Escola de Formação e Liderança para a Juventude’, coordenada pela Fundação ParáPaz, em todas as Usinas da Paz (Usipaz) na capital e no interior. O objetivo do projeto é promover, entre jovens de 14 a 29 anos, ações e cursos direcionados à construção da cidadania, à qualificação e à formação profissional, fortalecendo a preparação de jovens para atuação no mercado de trabalho.

“Esse projeto é diferenciado e realmente promove transformações de vida. Não só trazemos o jovem para que ele seja inserido no mercado de trabalho, mas também apresentamos os direitos à cidadania, ECA e outras orientações. É como um pacote de serviços, que envolve, inclusive, cursos de geração digital (informática) do básico ao avançado, passando pelo ‘agente da paz’, que é um estágio na Usina para ir ganhando experiência. Muitos deles não tinham expectativa de entrar no mercado de trabalho, e com essa preparação, por meio de cursos profissionalizantes, se sentem mais preparados e seguros para o desafio profissional”, explica Rita Melo, coordenadora geral da ParáPaz nas usinas.

fonte - Usipaz