segunda-feira, 6 de março de 2023

Policiais Civis debatem estratégias para o enfrentamento à violência de gênero e ao feminicídio

 

Durante dois dias, mais de 50 agentes da Polícia Civil do Pará estiveram reunidos na delegacia-geral para o debate de estratégias que ajudem no enfrentamento à violência de gênero e ao feminicídio. O encontro, encerrado na última sexta-feira (3), finda mobilizar a sociedade em torno do Dia Internacional da Mulher, data celebrada na próxima quarta-feira, 08 de março.

Temas que abordaram a desigualdade de gênero e violência, gestos simbólicos do feminicídio, técnicas periciais e o atual cenário deste tipo de crime no Pará foram discutidos por especialistas da área de segurança pública.

Ana Paula Chaves, da delegacia de atendimento à mulher, reforçou a importância do debate para quem atua diariamente com o atendimento às vítimas. “Foi um encontro importante para qualificar as equipes que atuam nas delegacias da Mulher, visando ao atendimento de excelência às vítimas que nos procuram em busca de acolhimento e resolutividade dos casos”, disse Ana Paula Chaves.

“Este é um mês importante para nós. Por isso, mobilizamos nossas equipes para realizar ações em vários lugares de forma simultânea e levar a mensagem de que a Polícia Civil está atenta e atuante no enfrentamento aos crimes contra mulher e violência de gênero”, ressaltou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil.

A delegada Ariane Melo, responsável pela Diretoria de Atendimento a Vulneráveis, reforçou que o evento oferece não só a capacitação necessária como também age como chamado para reflexão e debate. “Quando nos reportamos a esta pauta, notamos que evoluímos, mas que ainda há muito para fazermos, principalmente no enfrentamento à violência que ainda é muito presente”, disse.

O Impacto com informações da PC-PA

Foto: Divulgação