segunda-feira, 6 de março de 2023

Prradal entre internos resulta em morte na Fasepa, em Santarém (PA)

Quatro internos que dividiam a mesma cela, se envolveram em uma briga, e três deles mataram um colega socioeducando

Os menores que praticaram o crime foram encaminhados para a Seccional de Polícia Civil

Uma morte foi registrada na madrugada desta segunda-feira, 06, na unidade da Fundação Sócioeducativa do Pará (Fasepa), no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, oeste do Pará.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Dr. Eduardo Simão, que estava de plantão na Seccional, quatro internos que dividiam a mesma cela, se envolveram em uma briga, e três deles mataram um colega socioeducando.
Segundo o delegado Eduardo Simão, houve vários acontecimentos no plantão de domingo para segunda-feira, como cinco casos de pessoas que estavam dirigindo alcoolizadas e foram apresentadas pelo Detran. Também teve a morte ocorrida no interior da Fasepa, onde os menores internos tiveram uma briga, e três deles que estavam em uma mesma cela, tiraram a vida de outro adolescente. Os monitores que estavam de plantão assim que ouviram o barulho foram até a cela, tentaram salvar a vida do menor, tiraram ele de um lençol que estava amarrado, fizeram massagem cardíaca, mas não obtiveram êxito. O Samu foi acionado, bem como a Polícia Militar, e os menores foram apresentados na Seccional.
A Polícia Civil lavrou o auto de apreensão dos menores e comunicou o caso ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
Hoje, o município de Santarém atua em duas unidades socioeducativas que atendem o oeste do Pará, abrangendo 29 municípios, viabilizando as políticas públicas da socioeducação (profissionalização, escolarização, arte, cultura, esporte, lazer e saúde), desenvolvendo um processo socioeducativo coerente e articulado que garante novas e melhores oportunidades de educação, trabalho, vida e de existência para os socioeducandos e seus familiares.

Por: Manoel Cardoso, 
Fonte: Portal Santarém / blogdocolares