quarta-feira, 8 de março de 2023

Ufopa e Prefeitura discutem parceria e apoio para preservação do patrimônio histórico de Santarém

 

Gestores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Prefeitura Municipal de Santarém se reuniram com o objetivo de discutir parcerias, apoio a demandas prioritárias e ampliação de ações integradas já em andamento. A expansão da Universidade, a oferta de novos cursos de graduação no município, a conservação do patrimônio arqueológico e histórico de Santarém, a criação do Núcleo de Produção Digital do Tapajós em Alter do Chão, entre outros temas, pautaram o encontro entre a reitora e a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier e Solange Ximenes, e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Com relação às perspectivas de expansão, a Ufopa pretende ofertar em Santarém dois novos cursos de graduação: o de Medicina, no âmbito do Instituto de Saúde Coletiva (Isco); e o Bacharelado em Turismo, através de um novo polo a ser implantado em Alter do Chão. No local, também deverá ser instalado o Núcleo de Produção Digital do Tapajós, visando a promover e estimular a produção audiovisual da região.

“É um privilégio muito grande para o município de Santarém ter uma universidade federal como a Ufopa, tão importante, formando jovens. É um papel muito importante, dando oportunidades para pessoas não só de Santarém, mas de toda a nossa região. E a gente quer estar junto, dando total apoio para a Ufopa”, afirmou Nélio Aguiar durante o encontro.

“Essa conversa com o prefeito de Santarém é importante dentro do contexto do nosso planejamento de desenvolvimento institucional. Falamos do projeto de expansão da Ufopa, da importância da articulação com a visão estratégica do município”, afirma Aldenize Xavier. “Também abordamos demandas importantes para a Universidade, como a ampliação de linhas de ônibus para atender às unidades Tapajós e Rondon e de projetos que a Prefeitura tem com a Ufopa, como o Maniva Tapajós e o Abaré. São ações estratégicas importantes, tanto para a nossa Universidade quanto para o município”.

Arqueologia – O apoio da Universidade à conservação do patrimônio histórico e arqueológico de Santarém, por meio da realização de estudos e ações de mapeamento, proteção e guarda de artefatos resgatados, foi outro assunto abordado durante o encontro. Segundo a reitora da Ufopa, a Universidade e a Prefeitura estão trabalhando em uma proposta conjunta para a criação de um fórum sobre a temática no município. “Apresentamos ao prefeito o andamento das articulações que têm ocorrido entre a equipe de arqueólogos da Ufopa e a dos arqueólogos contratados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Semana passada tivemos uma reunião muito boa e houve uma sinergia muito grande entre as duas equipes. A prefeitura acertou em cheio nos arqueólogos escolhidos, que trouxeram várias propostas e pediram apoio para a Universidade”.

“Estamos articulando junto com a Prefeitura um evento para junho, mês de aniversário de Santarém, com a participação de vários atores da sociedade civil organizada e de órgãos representativos que tratam do patrimônio arqueológico, para construirmos uma política pública de salvaguarda dos nossos materiais, e que isso possa se transformar em um patrimônio histórico e arqueológico importante e atrativo também do ponto de vista turístico e econômico para o nosso município”, explica Aldenize Xavier.

“A Prefeitura fez um grande avanço. Nunca tivemos na Prefeitura de Santarém arqueólogos trabalhando conosco e hoje temos dois. Hoje a gente tem melhores informações técnicas e orientações de como proceder em algumas obras, juntando a parceria com a Ufopa. Com o quadro de arqueólogos que a Universidade tem, Santarém tem como avançar muito na conservação do nosso patrimônio arqueológico”, afirma Nélio Aguiar.

O Impacto/BLOGDOCOLARES com informações da Ufopa

Foto: Comunicação/Ufopa.