quarta-feira, 22 de março de 2023

VEREADOR CARLOS MARTINS - Sessão especial da Câmara Municipal de Santarém exalta os artesãos.






A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta terça-feira (21) uma sessão especial para comemorar o Dia do Artesão, 19 de março. A programação, proposta pelo vereador Carlos Martins (PT), contou com a participação de diversos profissionais desse segmento, além de lideranças locais e nacionais de entidades que atuam no artesanato. Como de costume, foram homenageados artesãos indicados pelos vereadores e entidades desse segmento.

Compuseram a mesa que presidiu a solenidade o vereador Sílvio Neto (União Brasil), presidente da Casa; o vereador Carlos Martins, proponente da sessão; o vereador Biga Kalahare (PT), representante da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto e Assistência Social; o secretário municipal de Turismo Alaércio Cardoso; a coordenadora de Assistência Social da Secretaria Regional de Governo Soliene Sousa; a secretária executiva da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil- CNARTS Georgete da Silva Guimarães e a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Maria do Socorro Sousa.

Após a abertura dos trabalhos, a Filarmônica Professor José Agostinho executou o Hino Nacional, sob a regência da maestrina Aymê Gadelha. Em seguida, o vereador Biga Kalahare fez a leitura do Requerimento Nº 240/2023, aprovado no dia 06 de março, que originou a sessão.

A artesã Rose Costa falou em nome dos agraciados e destacou a importância do reconhecimento dos vereadores para o artesanato local. “O meu nome é gratidão. Eu digo para vocês que a arte transformou nossas vidas. E o apoio que vocês dão para nós é maravilhoso. Hoje tenho certeza que todos os colegas que estão aqui, e até os que não estão, estão satisfeitos porque nossa arte vai ao mundo. E isso para nós é tão importante”, ressaltou.

A secretária executiva da CNARTS, por sua vez, agradeceu ao vereador Carlos Martins pela sensibilidade em propor a sessão especial, aprovada por unanimidade pelos demais membros da Casa. Georgete Guimarães ressaltou que não se tratou apenas de uma homenagem pessoal, mas a todos os artesãos e artesãs do município de Santarém e de todo o Brasil. “Nós estamos reconstruindo nossas lutas, nossas conquistas, nossas estruturas políticas. E eu quero dizer a cada um dos senhores artesãos que nós ganhamos um presente muito especial no dia 1º de janeiro de 2003, com a publicação da Portaria Nº 11.340, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que, em seu artigo 42, nos concede uma diretoria nacional. E, a partir dessa nova estrutura de governo, deixamos de ser apenas um programa do artesanato brasileiro”, comemorou.

A senhora Neida Maria Pereira Rêgo, presidente da Associação dos Artesãos dos Trançados do Arapiuns – AARTA, destacou a presença das mulheres no desenvolvimento do artesanato regional. “Nós estamos, como associação, contribuindo com o nosso município, através do turismo de base comunitária. O nosso artesanato é uma fonte de renda principal dentro da nossa região, que abraça mais de oito comunidades para esse fim lucrativo que nosso município busca para os nossos ribeirinhos”, enfatizou.

O acadêmico de arqueologia da UFOPA Jefferson Paiva de Sousa, neto do artesão Izauro Farias de Sousa, o Mestre Izauro, manifestou a felicidade pelo reconhecimento ao artesanato e seus desenvolvedores na região. “Hoje, arqueologicamente, nós temos aqui na região um dos artesanatos mais antigos das Américas, com cerca de 8 mil anos. Então, Santarém é um centro de artesanato não apenas para o Brasil. E me sinto muito feliz por ter quem dá segmento a essa arte da cerâmica tapajônica”, agradeceu.

O artesão Elves Costa, Mestre da arte do Saber Popular, com especialidade na Cerâmica Tapajônica, usou a tribuna para compartilhar a experiência do uso do artesanato na área da educação. “Em 2055, comecei a trabalhar um projeto levando a cerâmica tapajônica para as escolas do município de Santarém, tanto na zona urbana como na zona rural. E esse trabalho continua ainda hoje, inclusive em outros municípios da região, desde a educação infantil. Nós, artesãos, temos essa missão de manter a nossa cultura viva, presente e, cada vez mais fortalecida”, completou.

A representante do Sebrae parabenizou os artesãos, que, segundo ela, são artistas, mas também empreendedores. “E enquanto Sebrae, nós temos a preocupação de levar o empreendedorismo para que o que já está bom possa melhorar e ganhar mercado, avançar muito mais, ter uma boa gestão do negócio. E o Sebrae, recentemente, realizou em Belém um fórum voltado para os artesãos, e vi a preocupação, principalmente com a regulamentação da lei de reconhecimento da profissão para que conquistem, cada vez mais, benefícios”, enfatizou Maria do Socorro Sousa.

Soliene Sousa, representante da secretaria regional de Governo, manifestou admiração pelo trabalho dos artesãos, não apenas pelo talento, mas também pela possibilidade de transformarem em renda matérias primas originárias da natureza, ao mesmo tempo que contribuem com a preservação ambiental. “Que Deus possa dar a vocês, cada dia mais, sabedoria para que possam criar mais e mais peças com a habilidade de vocês”, manifestou.

O secretário de Turismo representou o Poder Executivo Municipal e destacou as ações de sua pasta voltadas para o incentivo ao artesanato, em parceria com os governos estadual e federal. De acordo com Alaércio Cardoso, o artesanato movimenta R$ 50 bi /ano no Brasil, representando 3% do PIB brasileiro. “Em Santarém, nós movimentamos R$ 15 mi/ano. Isso é extraordinário para a economia local”, ressaltou.

O vereador Carlos Martins agradeceu aos presentes e enfatizou o artesanato como atividade histórica na região do Tapajós. “Então o que a gente está fazendo aqui hoje é reconhecer uma atividade ancestral, que precisa ser, cada vez mais, valorizado e transformado em uma fonte econômica. A partir do momento que a gente consegue valorar, as pessoas vão querer”, reforçou.

Ao finalizar a sessão, o presidente da Câmara Sílvio Neto manifestou satisfação pela solenidade realizada, principalmente pelo reconhecimento aos artesãos, “que fazem com que, com criatividade e amor, o mundo seja mais bonito”, concluiu.

Homenageados – Durante a programação foram homenageadas 14 personalidades do artesanato e nove entidades que reúne artistas desse segmento:



Adenilson Aelves de Sousa (Poró Borari)

Benjamin da Silva Camargo

Daniel de Jesus Lopes

Edielson Pedroso Queiroz

Elson Oliveira de Almeida

Elves de Sousa Costa

Francimara Dias de Sousa

Francisco Ferreira Rego

Georgete Silva Guimarães

Gertrudes Moraes dos Santos

Jefferson Paiva de Sousa

José Maria Castro Teixeira

Paulo Alberto Almeida de Oliveira

Rosineida Costa Guimarães (Rose Costa)

Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil – CNARTS

Feira de Artes e Artesanato de Santarém – FAARTS

Associação Artes e Cultura da Amazônia – ACCAS

Associação da Diversidade Artesanal de Santarém – ADAS

Associação dos Artesãos dos Trançados do Arapiuns – AARTA

Grupo Muiraquitã

Grupo Encontro Das Águas

Grupo Alter Do Chão

Grupo Cerâmica