terça-feira, 28 de março de 2023

ZOOUNAMA e Semma salvam peixe boi em Santarém


O filhote é macho, pesa aproximadamente 7kg e mede 80cm, possuindo ainda vestígio de cordão umbilical

Na última segunda-feira (27), o Zoológico da UNAMA – ZOOUNAMA, junto com fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma, realizaram uma operação na comunidade Torrão do Papa Terra. O objetivo era salvar um filhote de peixe-boi que foi encontrado por comunitários.
A operação durou cerca de dez horas e a distância entre Santarém e a comunidade é de 113km. Após a chegada do animal no ZOOUNAMA, a equipe de médicos veterinários verificou que ele possui um pequeno ferimento na nadadeira. "Torrão, como foi batizado pelos moradores, passará pelo processo de reabilitação. Futuramente, será solto na natureza. Ele já foi alimentado e está sob observação", destacou a médica veterinária do zoológico, Ianny Posiadlo.
Segundo o fiscal da Semma, Arlen Lemos, o órgão foi acionado no domingo. “Recebemos uma ligação dos comunitários de Torrão Papa da Terra e pedimos ajuda do ZOOUNAMA para o resgate, principalmente porque o local é longe da cidade e não sabíamos a gravidade do estado do animal, que é uma espécie da Amazônia ameaçada de extinção”, ressaltou.
Atenciosamente,