quinta-feira, 20 de abril de 2023

Fezes de espaços públicos

 

Santarém – Usuário noturno denuncia tutores de pets que não recolhem fezes de espaços públicos

Chegou à redação do Jornal O Impacto nesta quinta-feira (20), a denúncia de que tutores de pets estão esquecendo de recolher as fezes de seus cães ao utilizarem os espaços públicos de Santarém.

Um usuário no período noturno da Avenida Anysio Chaves no bairro Aeroporto Velho, nos relatou que muitas usuárias se beneficiam do local sem se preocupar em deixar excrementos pelo caminho.

“Infelizmente, a maioria imagina que passear com seus canídeos, se resume ao animal estar tosado, com suas bandanas e guias impecáveis, além da selfie prá redes sociais. Esquecem que os excrementos dos cães são de responsabilidade de seus tutores e não podem ser deixados no passeio público”, disse o denunciante.

Situações desta natureza são frequentes em qualquer horário e a falta de fiscalização é favorável para este tipo de hábito. O adequado é que os tutores utilizem uma sacolhinha para retirar do chão ou do gramado, onde inclusive algumas crianças brincam  e posteriormente despejar em local apropriado.

“Outro dia, vi o cão fazendo suas necessidades e falei em tom risonho ‘cadê a sacolinha?” As três mulheres disparam impropérios em tom agressivo. O que me leva a crer que a maioria das pessoas desconhece a lei orgânica do município e bons modos de educação”, ressaltou o denunciante.

O usuário noturno por fim sugere ainda que as autoridades do município realizem uma blitz educativa durante a noite naquela área a fim de abordar os donos de cães para orientá-los.

Nossa reportagem entrou em contato com a SEMMA, SEMAP e Vigilância Sanitária para saber a quem compete a fiscalização ou uma medida viável neste tipo de caso. Estamos aguardando retorno.

O Impacto

Foto: Ilustrativa