sexta-feira, 12 de maio de 2023

1º Seminário de Turismo e Comunidades Tradicionais

 O evento será realizado no Seminário São Pio X, nos dias 1º e 2 de julho.

A Arquidiocese de Santarém, oeste do Pará, em parceria com a Pastoral do Turismo Nacional, realiza nos dias 1º e 2 de julho deste ano o 1º Seminário de Turismo, com foco nas comunidades tradicionais, oferecendo capacitação e implantação da Pastoral do Turismo em dois núcleos: na Catedral Nossa Senhora da Conceição e na vila balneária de Alter do Chão. O evento será no Seminário São Pio X.

As inscrições já estão abertas. Para se inscrever é necessário o preenchimento de formulário eletrônico disponível AQUI, e o pagamento uma taxa. Quem preferir, pode se inscrever presencialmente, na secretaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição.

O evento vai destacar o tema “A formação da Pastoral do Turismo à luz do Evangelho em busca do turismo responsável”.

Na programação, estarão presentes o Arcebispo de Santarém e bispo Referencial da Pastoral do Turismo na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Irineu Roman; padres representantes da Catedral N. Sra da Conceição e da Paróquia N. Sra da Saúde (localizada na vila de Alter do Chão); o secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso; as convidadas Janes Jaques, turismóloga e escritora, referência na implantação da Pastoral do Turismo em Belém do Pará; a Professora Kassia Farias, coordenadora do curso técnico Guia de Turismo, do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém.
Também haverá capacitação para os participantes do evento e visitas técnicas ao Centro de Artesanato Cristo Rei, ao museu de Arte Sacra e à Catedral Metropolitana.

Para a coordenação, o Seminário da Pastoral do Turismo será um evento muito importante para a missão de evangelização da Igreja, assim como para o turismo local.

Pastoral do Turismo
É uma ação da Igreja cuja missão é evangelizar todas as pessoas envolvidas no mundo do turismo, desde os profissionais formais, como também a comunidade local, buscando articulação e mobilização pastoral entre a Igreja e as esferas pública e privada, sob à luz do Evangelho, ocasionando uma ação transformadora em favor da dignidade humana.