quarta-feira, 3 de maio de 2023

Vereador Aguinaldo Promissória, preocupado com o elevado número de animais soltos nas vias públicas da cidade e Alter do Chão.

Vereador Aguinaldo Promissória quer solução para animais presentes nas ruas e Vila de Alter do Chão

Na sessão da última segunda-feira, 02, na Câmara Municipal, o vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil) apresentou uma proposição, na qual solicita ao prefeito Nélio Aguiar, solução para a grande quantidade de cachorros abandonados na Praça 7 de Setembro, em Alter do Chão, bem como em outros locais de Santarém. O caso foi denunciado por moradores e frequentadores da famosa Vila, sobre esses animais, a questão foi bastante discutida no plenário da Câmara, e propomos uma ação conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses, ONGs e poder público, para tentar uma solução para este problema que ocorre não apenas em Alter do Chão, mas em toda a cidade", destacou Aguinaldo Promissória.

Segundo ele, os animais devem ser encaminhados para um abrigo, que a Prefeitura deverá implantar no Município. "Já apresentamos indicação ao prefeito Nélio, para criar um abrigo para cachorros e gatos em Santarém", revelou Aguinaldo Promissória.

PROBLEMÁTICA

Em Alter do Chão, segundo banhistas, os adeptos ao movimento hippes estão cometendo uma série de problemas, no local.
Entre eles, na noite de 22/04/2023, de acordo com banhistas, alguns hippies tutores de cachorros, deixaram os animais tomarem conta da Praça 7 de Setembro, onde circularam livremente, disputando os alimentos saboreados por turistas, nas barracas de alimentação.
Grupos de artistas, que se apresentavam no espaço público, foram prejudicados pela presença de latidos dos animais.
"A maioria é de hippies. E tantos outros da comunidade. Em época de verão, atravessam pra Ilha do Amor e circulam pela praia buscando alimentos. A mesma coisa atualmente, mesmo com os donos hippies, na Praça, eles (cachorros) circulam comendo o que o próprio turista dar, por imaginar que estão com fome. Já as barraquinhas guardam os restos de sobras de lanches, em lixeiras tampadas e, depois levam até os depósitos de containers, na lateral do cemitério", revelou um morador.
Ele reivindicou fiscalizações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em relação a presença de cachorros na Praça e na Ilha, principalmente nos fins de semana, quando o fluxo de pessoas aumenta.
"Os hippies deveriam deixar seus animais em casa, mas tomam conta da Praça em Alter. Ainda tem um grande problema, que é a quantidade de dependentes químicos do álcool. Muitos são comunitários, precisando de uma atenção maior da gestão pública, considerando que é uma situação de dependência e saúde pública", aponta o morador.

Fonte: Portal Santarém e Blog do Colares