domingo, 4 de junho de 2023

Hospital Regional do Baixo Amazonas transforma suplemento alimentar em sorvete













Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

Regional do Baixo Amazonas transforma suplemento alimentar em sorvete

Lactário da unidade produz fórmulas lácteas, suplementos e adequa à dieta e quadro clínico de cada paciente

“Eu gosto. É algo que a gente pode saborear. Para mim, é bom”. As palavras são do seu Veriano Seixas Vieira, de 62 anos. Ele é natural de Boa Vista do Cuçari, no município de Prainha, oeste do Pará, e está internado desde o fim de abril na clínica oncológica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, também no oeste paraense.

Desde que chegou à unidade, que pertence ao governo do Estado do Pará, toda tarde o paciente ganha um sorvete como parte da alimentação na unidade. Na verdade, trata-se de um suplemento alimentar da dieta dele, que é congelado e transformado em sorvete, para que ele possa comer melhor.

“Ele tem se alimentado bem. Além do sorvete, toma sopa, mingau. Isso é importante para o tratamento”, afirmou Marivaldo dos Santos Vieira, pescador e filho do seu Veriano.

Esse atendimento é apenas um dos realizados pelo lactário do HRBA, setor responsável pela produção e manipulação de dietas, como suplementação, fórmulas lácteas e dieta enteral. Os sorvetes foram uma maneira encontrada para melhorar a aceitação dos pacientes aos alimentos e suprir a necessidade nutricional de cada um.

“A gente tenta fazer várias estratégias. Transformamos os suplementos em sorvete ou mesmo resfriamos para que fiquem mais palatáveis, o paciente aceite melhor e a gente garanta que ele consiga fazer a ingestão do produto de uma maneira boa, que auxilie no tratamento. Nosso objetivo maior não é só fornecer a dieta, mas é proporcionar o acolhimento ao paciente através do nosso trabalho”, explicou a coordenadora da equipe multiprofissional do hospital, Patrícia Chiba.

Estrutura – O lactário do HRBA funciona 24 horas por dia e entrega as dietas a cada três horas. São seis lactaristas trabalhando no setor e produzindo as dietas, de acordo com os mapas de dieta prescritos pelas nutricionistas, que têm validade de um dia cada. Além da produção, as profissionais também realizam a manipulação e envase nos frascos das dietas enterais e suplementos, sempre respeitando o que foi pedido pela nutrição. Nos primeiros quatro meses de 2023, o setor registrou uma produção de 48.335 dietas, entre fórmulas lácteas, dieta enteral e suplementação.

As dietas produzidas no lactário atendem usuários das Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), ou que realizam sessões de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia na unidade.  “Nós fornecemos a dieta que melhor se adequa a cada paciente, de acordo com a idade, patologia, do nível de assistência que ele recebe, da possibilidade de ingestão que ele tem. Nosso grande objetivo é prestar a melhor assistência aos usuários, visando a adequação nutricional tanto a nível calórico e quanto proteico. Nosso principal perfil de atendimento são os usuários oncológicos e também renais crônicos”, destacou a responsável pelo lactário.

Atendimento a bebês e crianças – O lactário atende usuários de todas as idades, mas para as crianças e bebês há um serviço específico. As fórmulas lácteas são disponibilizadas em copos coletores, chuquinhas ou mamadeiras, utensílios que são higienizados e esterilizados em um equipamento de autoclave dentro do próprio setor.

Além disso, para os bebês internados na UTI Neonatal do hospital, o lactário realiza o aquecimento do leite materno para que os pequenos possam se alimentar. “Esse leite é coletado na sala de coleta da UTI e vem todo identificado para a gente. Aqui no lactário, a gente congela e depois aquece o leite, conforme o volume que vem prescrito no mapa. As mães coletam para os próprios filhos e a gente manipula esse alimento. Assim, a gente ajuda na recuperação desse paciente, já que o leite materno é o mais adequado e completo para o desenvolvimento dos bebês”, concluiu Patrícia Chiba.

“O lactário é um setor muito completo que funciona 24 horas por dia. Com esse trabalho, conseguimos garantir que os nossos pacientes recebam sempre suplementações e outros produtos de qualidade, que são necessários para a recuperação nutricional, tão importante para esse tratamento. Ofertamos um serviço de excelência, que busca inclusive maneiras de transformar essas fórmulas e suplementos em alimentos mais fáceis e gostosos de se ingerir, sempre pensando no bem-estar do nosso usuário”, ressaltou o diretor-geral do Regional, Éder Lúcio de Souza.

Serviço

O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom HRBA