Vereador Alexandre Maduro tem Projeto de Lei que altera o nome da Umei Santarenzinho I aprovado.
A Unidade de Educação Infantil, que será reinaugurada ainda este mês, passará a se chamar ‘Cemei Profª Luzia Reis’.
Durante a sessão realizada na terça-feira (27) no plenário da Câmara de Vereadores de Santarém, foi posto em discussão e aprovado em unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Alexandre Maduro (MDB), que altera o nome da Umei (Unidade Municipal de Educação Infantil) do bairro Santarenzinho I para Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Luzia Reis.
Estiveram presentes na sessão, familiares, amigos e alunos da educadora, que vibraram com a aprovação da homenagem.
Durante a sessão, Alexandre destacou a importância de dona Luzia para a educação em Santarém e região e os investimentos que o governo municipal têm feito, especialmente, nas creches.
“A professora Luzia foi um nome que muito contribuiu para a educação em Santarém e em toda a região. Uma mulher exemplar que dedicou a sua vida à educação, essa é uma homenagem importante que vai ficar eternizada na Umei do Santarenzinho, que será entregue em breve, e eu vou pedir ao prefeito que no dia da inauguração possa sancionar lá, na presença de todos, esse Projeto de Lei que honra o nome dessa professora. Destaco também, que as creches que estão sendo entregues em Santarém não perdem em nada para as instituições particulares. Tenho visitado as creches e visto o amor dos professores pelas crianças”, disse o vereador.
A homenageada
Maria Luzia dos Reis Silva nasceu em 1970 na Vila do Paissandu, região do Lago Grande do Curuai, e se encantou pela educação ainda na infância.
Formou-se no magistério em 1989 e abriu uma pequena escola. Anos mais tarde, graduou-se em Pedagogia, quando já lecionava na Escola Onésima Pereira de Barros. A professora Luzia também ministrou aulas no Iespes e na Ulbra.
Já nos anos 2000, a educadora atuou como consultora educacional, prestando serviços a prefeituras municipais e instituições privadas.
A professora Luzia dedicou a vida a ensinar. Amava falar sobre educação, compartilhar conhecimentos e foi uma visionária disseminando seus saberes em lugares remotos. A educadora faleceu em 2021, mas seu legado será eternizado e jamais será esquecido. 👍👍👍