Bocão Ed. 1469
Chegou à coluna uma mensagem de um filiado do partido, que passo a divulgar: Dentro do Partido dos Trabalhadores existem duas tendências, uma democrática e outra não. Essa situação vai prejudicar o possível candidato à prefeitura de Santarém. A tentativa frustrada de um candidato acirrou rivalidades internas que estavam adormecidas. Escândalo se aproxima.
PT DIVIDIDO 2
Segundo um filiado do partido, estão surgindo diversos problemas internos para serem solucionados até as eleições de 2024. Apaziguar as tendências internas dentro do PT, dar confiabilidade para com o projeto municipal e principalmente, ter um nome competitivo para disputar a eleição.
INTIMADA
Fontes da coluna afirmaram que o presidente Lula intimou a deputada Maria do Carmo para ser candidata à prefeitura de Santarém em 2024 para por fim à briga interna no partido.
LICITAÇÕES
A inteligência artificial está sendo utilizada para fraudes processuais de Licitação, as prefeituras devem ter muito cuidado com as fraudes.
MDB UNIDO
O partido já escolheu o nome para a Prefeitura de Santarém. O nome está em sigilo, vários nomes foram apresentados ao governador de outros partidos, porém, Helder vai conversar com o Nélio que vai decidir. Recado do governador. Ninguém vai decidir ser candidato sem o apoio do Nélio.
JOSÉ MARIA
Pesquisa espontânea realizada por um eleitor nos pontos de ônibus indica o nome de José Maria Tapajós como preferido pela população na sucessão municipal de 2024. Deixando bem claro que não é pesquisa oficial.
SEM VÍNCULO
O Senado aprovou um projeto de lei que define a ausência de vínculo empregatício entre entidades de profissão religiosa, como igrejas, templos e congregações, e seus sacerdotes, como padres, pastores, freiras, bispos, diáconos, entre outros. Como a matéria também já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados, o próximo passo é a sanção do presidente.
PROIBIÇÃO
Um em cada quatro países do mundo tem leis que proíbem o uso de celular nas escolas. A utilização da tecnologia em salas de aula e em casa pode ser uma distração, prejudicando a aprendizagem.
PROIBIÇÃO 2
Os dados são do “Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023”, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Unesco, Organização da ONU para Educação. França, Itália, Finlândia, Holanda e Estados Unidos já proibiram o uso do celular ou de redes sociais nas escolas.
PROIBIÇÃO 3
Segundo o levantamento, a simples proximidade do aparelho é capaz de distrair os estudantes e provocar um impacto negativo na aprendizagem. Mais de um em cada três professores em sete países concordaram que o celular atrapalha o ensino em sala de aula. A presidente do Instituto Singularidades, Claudia Costin, comenta os prejuízos do uso do aparelho.
PROIBIÇÃO 4
Segundo o relatório, o ensino online evitou o colapso da educação durante o fechamento das escolas na pandemia. O ensino à distância registrou um alcance potencial de mais de 1 bilhão de estudantes. Mas, ao mesmo tempo, não foi capaz de alcançar pelo menos meio bilhão, ou 31% dos alunos em todo o mundo – e 72% entre os mais pobres.
PROIBIÇÃO 5
Durante a divulgação do relatório, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo vai lançar, nos próximos dias, um programa de banda larga para conectar todas as 138 mil escolas públicas brasileiras.
PROIBIÇÃO 6
A Unesco destaca ainda que os sistemas educacionais devem garantir os melhores interesses dos estudantes. A tecnologia deve complementar a interação com os professores.
MILHÕES
O grupo empresarial Gana Gold, que atua na área da mineração em Itaituba, no sudoeste paraense, firmou acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Santarém, para garantir o cumprimento de obrigações trabalhistas e o pagamento de R$ 3 milhões em danos morais coletivos.
MILHÕES 2
A homologação foi feita na terça-feira (25), pela Vara do Trabalho de Itaituba, e tem como base ação civil pública ajuizada pelo órgão ministerial em 2022. De acordo com os autos, a investigação iniciou após o MPT ter recebido denúncia de que os funcionários da empresa estavam sem receber salários. Foi constatado que a mesma havia paralisado suas atividades por estar sob investigação criminal e ter sido alvo de operação da Polícia Federal que culminou no bloqueio de bens e valores, em 2022.
MILHÕES 3
O MPT verificou, ainda, que durante seu período anterior de funcionamento, a empresa não cumpriu integralmente com obrigações trabalhistas, como registro em CTPS, pagamento de horas extras e verbas rescisórias.
MILHÕES 4
Dessa forma, o MPT ingressou com ação para garantir os direitos básicos dos trabalhadores que o empreendimento optasse em manter após a suspensão das atividades e para resguardar bens necessários ao pagamento de salários e acordos judiciais. Além da indenização a título de dano moral coletivo, a decisão também mantém as obrigações de fazer e não fazer já determinadas pela Justiça no início do processo, entre elas:
MILHÕES 5
Efetuar o pagamento dos salários de todos os empregados vinculados ao grupo Gana Gold e o recolhimento mensal de FGTS; registrar vínculo de emprego em CTPS no prazo legal; efetuar o pagamento de verbas rescisórias nos prazos e condições estabelecidas na CLT; oferecer condições adequadas de alimentação aos trabalhadores que permanecem em atividade no empreendimento, assim como adequadas condições de higiene e de conforto em seus alojamentos, entre outros pontos.
Por Baía