As linhas foram apreendidos no bairro Salvação — Foto: Divulgação
Durante ação conjunta da Polícia Militar (PM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) na tarde de terça-feira (1º) foram apreendidos vários carretéis de linhas chilenas. As apreensões ocorreram no bairro Salvação, em Santarém, oeste do Pará, após diversas denúncias de motoristas e motociclistas. Ninguém foi preso.
Um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais mostra um homem denunciando que o capô do carro dele teria sido cortado por uma linha chilena. Além do corte, a linha também danificou boa parte da pintura do automóvel. O dono do veículo não foi localizado para falar sobre o assunto.
Situações como essas têm chegado com frequência à Semma, preocupando as autoridades. De acordo com o secretário João Paiva, ações para retirar das ruas tanto as linhas chilenas quanto linhas com cerol, devem continuar em ponto estratégicos.
O secretário informou também que orientações sobre os riscos do uso desse material ilegal estão sendo repassadas para os usuários, e alerta que as próximas ações devem ser mais repressivas, e dependendo do caso, podem resultar em prisões.
O que diz a Lei?
Em 2015, a Prefeitura de Santarém sancionou a lei 19.831/2015 proibindo o uso, comercialização, distribuição, produção de cerol e produtos similares.
E em 2021, o governo do estado do Pará sancionou a lei de nº 9.597 também proibindo o uso de linha chilena em todo território paraense.
G1/santarém - blogdocolares