FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Prefeitura de Santarém acelera na transformação digital e oferece mais de 350 serviços online

 Com o projeto Prefeitura Digital, moradores vão ter acesso a facilidades como emissão de notas e pagamentos de taxas sem precisar sair de casa; processos eletrônicos devem representar uma economia de R$ 250 mil por mês aos cofres públicos

Reprodução

Para administrar a cidade de Santarém, a terceira maior do Pará, a Prefeitura de Santarém precisa imprimir, mensalmente, quase 175 mil folhas de papel. Isso representa um gasto de 1 milhão de litros de água e um desmatamento de quase 18 árvores todo mês. Pensando em mudar esse cenário, a cidade fechou parceria com a 1Doc, GovTech que extingue papéis dos processos públicos, e vai passar a oferecer serviços de forma 100% digital.

Prefeito Nélio Aguiar: Santarém na era digital e da inovação para a melhoria dos serviços públicos 

Na manhã desta segunda-feira, 2, a plataforma digital foi apresentada à sociedade santarena e o prefeito Nélio Aguiar assinou o Decreto ‘Prefeitura Digital’, no auditório Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), acompanhado da primeira dama, Celsa Brito, secretários municipais, e na presença de representantes do legislativo santareno, de servidores municipais e de lideranças comunitárias.

Agora, a população do município vai poder emitir notas fiscais, pagar taxas, emitir certidões, solicitar requerimentos, emitir alvarás e registrar reclamações e sugestões na ouvidoria sem precisar sair de casa, através do Santarém Digital, que pode ser acessado pelo próprio site da prefeitura ou aplicativo. O projeto conta com mais de 350 serviços 100% digitais e integrados para os cidadãos. Na prática, isso significa que tudo, desde a entrada do pedido no sistema até a conclusão, é feito de forma online.

Com a digitalização, estima-se que a cidade economize mais de R$ 250 mil por mês com a tramitação de processos físicos, que envolvem custo de papéis, toners, luz e água, etc. Além disso, a gestão organizacional fica mais transparente – tanto para os servidores quanto para a população. Isso porque, digitalmente, os dados ficam mais seguros, acessíveis e as solicitações são resolvidas mais rápido. Então a gestão tem acesso a informações para tomadas de decisão inteligentes e os cidadãos conseguem acompanhar seus processos em tempo real, inclusive recebendo notificações sobre as etapas.


ASCOM/PMS
BLOGDOCOLARES