sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Botafogo pode fechar rodada quase fora da Libertadores

Após série de quatro derrotas consecutivas, o Botafogo enfrenta desafio crucial contra o Bragantino, no domingo (12), com risco real de perder a liderança e terminar a rodada na quarta colocação.


cameraA rodada do fim de semana do Brasileirão será de muita apreensão para a torcida do Botafogo. | Thiago Ribeiro/AGIF

A situação do Botafogo no Brasileirão 2023 não poderia ser mais delicada, após a derrota por 4 a 3 diante do Grêmio, na última quinta-feira (9), em São Januário. Vinda de uma sequência de cinco jogos sem vitória - um empate e quatro derrotas consecutivas -, o Alvinegro Carioca se vê em queda livre e corre o risco real de não apenas perder a liderança da competição, como também terminar a próxima rodada na quarta colocação.

Ainda em primeiro lugar apenas pelos critérios de desempate - tem os mesmos 59 pontos do Grêmio, mas leva vantagem no saldo de gols -, o Botafogo encara o RB Bragantino, atualmente em quarto lugar (58 pontos), em um confronto direto pela ponta da tabela. Isso porque, caso sofra uma nova derrota, o Fogão perderá a primeira posição justamente para o time do interior paulista.

No entanto, além do duelo de "seis pontos" contra o Massa Bruta, a rodada reserva outros confrontos decisivos que podem impactar diretamente a posição do Botafogo na tabela. Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG estão determinados a aproveitar a situação para subir na classificação.

Em caso de derrota para o Bragantino, a situação do time carioca pode piorar ainda mais se os seus principais perseguidores conquistarem vitórias em seus compromissos pela 34ª rodada. Ou seja, se Grêmio e Palmeiras vencerem seus jogos contra Corinthians e Internacional, respectivamente, o time da Estrela Solitária pode terminar a rodada em quarto lugar.

O quadro só não é mais grave porque o Flamengo, que também pode chegar aos 59 pontos em caso de vitória no clássico contra o Fluminense, perderia para o Botafogo no número de vitórias (18 x 17), ficando com a quinta posição ao término da rodada do fim de semana.

O Atlético-MG, por seu turno, pode chegar aos 57 pontos, se vencer o Goiás, na Arena do Galo, em Belo Horizonte.

De qualquer forma, os torcedores do Botafogo estarão com o coração na mão neste domingo (12), cientes de que uma derrota por qualquer placar pode resultar em uma queda perigosa na tabela. Já para os demais torcedores envolvidos na disputa direta pelo título, O Brasileirão promete emoções intensas neste fim de semana.

sports

blogdocolares