FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Secretário Regional de Governo José Maria Tapajós destaca apoio do Estado e União em ações para amenizar problemas causados pela seca em Santarém



Secretário Regional José Maria Tapajós e o Governador Helder Barbalho 

juntos nas ações de apoio as famílias ribeirinhas


vinda do governador Helder Barbalho e dos ministros Jader Filho, das Cidades, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, ao município de Santarém, no oeste do Pará, foi bastante comemorada pelos santarenos, principalmente pela população ribeirinha. Que sofrem as  consequências da estiagem severa em nossa região que vem afetando a vida de milhares de pessoas no município, o secretário José Maria Tapajós ao lado do prefeito Nélio Aguiar tem liderado inúmeras ações e força-tarefa  para garantir apoio e assistência às famílias atingidas. O apoio do Estado e União é fruto desse empenho em prol de quem mais precisa nesse momento de escassez de água, dai a importância da vinda  do governador do nosso Estado na região, disse o secretário regional de governo  José Maria Tapajós.

   

Foi após as articulações feitas pelo prefeito de Santarém e do secretário regional de governo José Maria Tapajós, que a ajuda chegou. Primeiro com o governador Helder Barbalho que, após reconhecer a situação de emergência de Santarém e de outros municípios, designou ajuda humanitária com kits de alimentos e higiene. Agora, com a visita dos ministros Jader Filho e Waldez Góis, as ações em favor das pessoas afetadas pela seca são bem-vindas. 

   

A seca é considerada uma das maiores dos últimos 15 anos. Centenas pessoas ainda estão isoladas em comunidades de várzea e rios. Muitas enfrentam dificuldades para conseguir água potável e comida. A ajuda recebida do Estado e agora do governo federal tem sido essencial nesse período em que as pessoas não conseguem pescar e nem se locomover pelos rios da região. 

 

No dia 5 de outubro, o prefeito assinou o primeiro decreto, colocando Santarém em situação de emergência. No dia 11 do mesmo mês, o segundo decreto ampliou a condição em seis regiões do município, além do distrito de Alter do Chão.

 

As ações da prefeitura no socorro às famílias afetadas pela estiagem severa foram imediatas. O próprio prefeito visitou diversas comunidades na região de várzea, conversou com moradores e conheceu de perto a realidade pelas quais centenas de pessoas estão enfrentando desde então. A prefeitura disponibilizou motobombas, caixas d'água e outros itens para ajudar a amenizar o drama dos moradores. 


 

APOIO DOS MINISTROS NA ESFERA FEDERAL

 

                          Ministros Jader Filho e Waldez Góes: combate à estiagem

 José Maria Tapajós, salientou que a vinda do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Santarém para prestar apoio à população atingida pela estiagem e discutir ações emergenciais para auxiliar municípios paraenses que têm sofrido fortemente com a falta de chuvas foi de real importância para todos. Em companhia do ministro das Cidades, Jader Filho, do governador do Pará, Helder Barbalho, de parlamentares, prefeitos e lideranças comunitárias, ele reforçou a determinação do presidente, Luiz Inácio da SIlva, de acompanhar de perto a situação e colocar todos os ministérios a serviço da população da região Norte, que tem sofrido com a estiagem.