quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Em Santarém, Ministro Celso Sabino ao lado do prefeito Nélio Aguiar assina repasse para asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras

 

Em Santarém, Ministro Celso Sabino ao lado  prefeito Nélio Aguiar assina repasse para asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras

Ministro do Turismo Celso Sabina assinando contrato com a Caixa Econômica para asfaltamento da estrada de Ponta de Pedras — Foto: Kamila Andrade / g1 

Durante seminário de regionalização do turismo promovido pela Secretaria Regional de Governo, em parceria com instituições municipais e financeiras, a manhã desta terça-feira (27), no Centro de Convenções, em Santarém, no oeste do Pará, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou com Valter Ribeiro, representante do Ministério do Desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal, repasse de R$ 12.874.000,00 para obra de asfaltamento da estrada que liga a rodovia Everaldo Martins à comunidade Ponta de Pedras, badalado ponto turístico de Santarém.

O evento contou com a participação do secretário regional do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, e do secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, prefeito Nélio Aguiar, prefeitos da região oeste do estado e convidados. 

O anfitrião do seminário, José Maria Tapajós, destacou que a importância do turismo para a região. “Nós temos essa área como uma indústria sem poluição, capaz de gerar emprego, renda e negócios na região”, disse. 

Ele ressaltou o crescimento do turismo no Baixo Amazonas, exemplificando com o aumento do número de navios de cruzeiro em Santarém, prevendo um crescimento contínuo nos próximos anos. 

Secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, ministro Celso Sabino e o prefeito Nélio Aguiar no seminário de turismo — Foto: Kamila Andrade / g1
Secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, ministro Celso Sabino e o prefeito Nélio Aguiar no seminário de turismo — Foto: Kamila Andrade / g1 

Além disso, Tapajós mencionou projetos em andamento na região, como a continuação da pavimentação da Pajuçara até Ponta de Pedras e rodovia Everaldo Martins, em parceria com o governo estadual. Lembrou que é necessário apresentar esses projetos ao MTu para captar recursos e impulsionar ainda mais o turismo na região. 

“O seminário cumpriu o seu propósito de discutir as necessidades específicas para alavancar o turismo nos municípios da região, como Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra”, disse Tapajós. 

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso ressaltou o papel das instituições financeiras, como a Sudam e o Banco da Amazônia, em fornecer recursos para financiamento de projetos turísticos, tanto no setor público quanto privado. Ele enfatizou a necessidade de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo e destacou as linhas de crédito disponíveis para o setor. 

Público prestigiou seminário de regionalização do turismo em Santarém — Foto: Kamila Andrade / g1

Público prestigiou seminário de regionalização do turismo em Santarém — Foto: Kamila Andrade / g1 

Desenvolvimento econômico e social

Durante o seminário, o ministro Celso Sabino destacou a importância do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da região, especialmente em vista da realização da COP30 em Belém do Pará no próximo ano. Falou sobre a diversidade turística do Brasil e a importância de dar atenção especial a cada região, mencionando que o Pará possui 12 regiões turísticas, incluindo três municípios no Baixo Amazonas. 

O ministro também destacou os esforços dos governos estadual e federal para garantir que o evento deixe um legado positivo para toda a região. 

“Estamos desenhando em Brasília, em parceria com o prefeito Nélio, com o prefeito de Belterra, governador Helder Barbalho, o Incra, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério do Meio Ambiente, o Polo de Desenvolvimento do Tapajós. Aqui, não tenho dúvidas que vai ser um marco para o desenvolvimento dessa região, liberando uma importante área para a exploração turística, empreendimentos turísticos, consociando com a preservação do meio ambiente e a agricultura familiar que já existe na área”, enfatizou Celso Sabino. 

Por fim, o ministro abordou questões relacionadas à acessibilidade e conexão aérea, revelando esforços para melhorar o aeroporto de Santarém e estabelecer voos diretos para destinos nacionais e internacionais. Ele ressaltou a importância de garantir oportunidades de desenvolvimento para todas as comunidades da região, promovendo uma abordagem de turismo sustentável e ecologicamente responsável.

As informações são do g1 Santarém