A operação tem o objetivo o cumprimento do período do defeso, combater de caças de animais silvestres e pesca predatória na região.
Por Kamila Andrade, g1 Santarém e Região — Pá
Equipe da Semma e PM durante a operação em Santarém — Foto: Kamila Andrade/g1
A 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizaram, na manhã desta sexta-feira (23), uma fiscalização em feiras e embarcações de Santarém, no oeste do Pará. A ação faz parte da operação "Fauna Livre".
De acordo com o comandante da 1ª Cipamb, capitão Harley Monteiro, operação tem como objetivo o cumprimento do período do defeso, combater de caças de animais silvestres e pesca predatória na região.
"Já pegamos alguns animais durante os outros dias de operação, como bicho-preguiça e uma jiboia. Eles serão apresentados para os órgãos competentes para realização da soltura", destacou
O agente de fiscalização da Semma, Romison Sousa, contou que durante essa manhã o intuito era fiscalizar sobre a questão da venda dos peixes que estão no período do defeso.
"Nós não encontramos nenhuma irregularidade pelas feiras, todos os feirantes já estão bem orientados e estão com todas as documentações em dia e assim ajudando a manter esse período de forma tranquila", ressaltou o agente.
Ainda durante a operação, três passarinhos da espécie Curió, que estavam com documentação atrasada foram apreendidos. O proprietário foi encaminhado ao Ibama para regularizar a situação e poder recuperar os animais.