FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Nesse calor do verão paraense, que tal consumir mais frutas?

 Segundo os feirantes, esse período é ideal para consumir tangerina, abacaxi, melancia, laranja entre outras, pela qualidade e preço mais baixo, por causa da safra. Consumidores também aprovam


cameraÉ possível comprar, nas feiras de Belém, frutas por menos de R$ 10. Cintia Cunha (abaixo) aproveita | Irene Almeida

Com a chegada do verão amazônico também é tempo de consumir as frutas da estação, como laranja, acerola, tangerina, melancia, maracujá, banana e abacaxi, frutas cítricas que tem uma alta concentração de água. Suco, chopp e a fruta in natura são algumas das opções para se hidratar e manter uma alimentação saudável.

Por estarem em período de safra, a tendência é que essas frutas sejam vendidas a preços mais acessíveis, com exceção da laranja que, por ser comercializada para exportação, tem chegado com altos custos aos vendedores locais, segundo o feirante Mauri Ferreira. “Os clientes compram bastante nessa época porque nós trabalhamos com frutas de qualidade. Nesse período de calor sai muita fruta para fazer suco, maracujá, laranja, abacaxi com casca ou sem casca. Tem gente que vem comprar para fazer chopp de abacate, goiaba e acerola. Como as frutas já estão com preço mais acessível, depende muito da quantidade que o freguês leva para a gente dar algum desconto”, explica o feirante, de 50 anos.

Laranja, acerola e maracujá são as frutas mais procuradas para os sucos neste período de transição entre o inverno e o verão amazônicos. Por outro lado, a tangerina e a melancia são as mais vendidas para o consumo in natura. Mesmo com os reajustes previstos, o feirante Nildo Moreira, 44, trabalha com descontos para segurar o cliente, que não deixa de aparecer para se refrescar.

“É o período que elas ficam mais em conta e os clientes já conseguem levar uma quantidade maior de acerola, tangerina, laranja, que estão todas na safra. Aqui a gente aceita débito, crédito e pix, só não pode parcelar. Mesmo assim, se o cliente quiser um desconto, a gente dá sim, a gente conversa e dá um jeito”, garante o fruteiro.

OPÇÕES

O verão amazônico pede um refresco para matar a sede. É o que diz a vendedora Selma Alfaia, 56, que aproveita essa época do ano para consumir mais suco natural devido aos preços mais “em conta”. “A gente faz muito suco, aproveita que ainda dá pra encontrar cupuaçu, bacuri e manga. Mas laranja é a cara do verão, também a goiaba e a acerola porque refresca bastante. É bom para fazer chopp, picolé, sorvete para tomar nesse calor. É muito bom porque é uma alternativa para se hidratar”, afirma.