quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Lago Verde apresenta boa qualidade de banho para o período do Sairé de Alter do Chão


O Lago Verde, também conhecido como Lago dos Muiraquitãs, é uma das joias naturais mais deslumbrantes da região amazônica

Exuberante, formado por águas cristalinas do rio Tapajós e um complexo de atrativos naturais, o Lago Verde, apresenta boa qualidade de banho, no período que antecede o maior evento cultural do Estado do Pará, o Sairé de Alter do Chão, em Santarém.



Segundo empresários da Vila Balneária, a qualidade da água do Lago e de outros pontos das praias de Alter, estão boas, a menos de 20 dias para o evento, que inicia no dia 19 de setembro próximo.

O Lago Verde, também conhecido como Lago dos Muiraquitãs, é uma das joias naturais mais deslumbrantes da região amazônica, encantando visitantes de todas as partes com suas águas esverdeadas e límpidas.

Situado em frente à Vila, o manancial é formado pelos igarapés do Macaco, Sonrisal e Jutuarana, formando um Delta ao desaguar no famoso Rio Tapajós, formando o Lago Verde e a Ilha do Amor, dando origem a um espetáculo de cores e beleza.



SAIRÉ 2024

Uma das festas mais tradicionais do Norte do Brasil, o Sairé, em 2024 será realizado de 19 e 23 de setembro, no distrito de Alter do Chão, distante 37 quilômetros da zona urbana de Santarém, no oeste do Pará.

O Sairé é uma festa que mistura tradições indígenas e religiosas, sendo a mescla do santo e do profano.



Durante a festa existem duas procissões que são bem concorridas. A primeira é a busca dos mastros, que representam o homem e a mulher, e acontece de maneira fluvial. A outra, é na quinta-feira que antecede o fim de semana do Sairé, onde os mastros são levados da praia para a praça principal. o local, eles são enfeitados com flores, plantas e frutas da região. Tudo isso com a participação da população, curiosos e turistas.

Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém