O candidato participou da série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de Santarém.
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA
Candidato Zé Maria Tapajós — Foto: Reprodução
Zé Maria Tapajós, candidato do MDB à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, defende a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e um novo hospital municipal na zona urbana da cidade, e de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região do Planalto.
O candidato foi o segundo a participar da série de entrevistas do g1 com os candidatos à Prefeitura de Santarém. A entrevista foi gravada no estúdio da TV Tapajós.
Para conseguir tirar do papel tudo o que está projetado em seu plano de governo, o candidato Zé Maria Tapajós aposta nas parcerias que ele diz ter com o Governo do Estado e o Governo Federal, além do apoio da bancada de deputados federais. E assegura que é o único dos 5 candidatos à Prefeitura de Santarém, em condições de cumprir o que promete, por conta das alianças que conseguiu arregimentar para as eleições de 2024.
"Qualquer outro projeto que não tenha parceria, principalmente com o Governo do Estado, e parceria política não tem como prometer, porque não vai conseguir. É muito arriscado. Nós temos exemplo disso. Nos anos 2017 e 2018, o governador da época, por não gostar de Santarém e não ter alinhamento com o prefeito assinou só um convênio de R$ 120 mil, e Helder já ultrapassou meio bilhão de reais e vai continuar a ajudar Santarém porque ele é nosso amigo, nosso parceiro e porque ele ama Santarém, assim como você".
Novas UPAs e Hospital
Questionado sobre a necessidade de reestruturação e aparelhamento da única UPA 24H existente em Santarém para melhorar prestação de serviço aos usuários do SUS no município, o candidato reconheceu que é preciso dar condições aos profissionais e manutenção nos equipamentos, mas disse que é prioridade de seu plano de governo a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), sendo uma na grande área da Nova República e outra na área do Santarenzinho/Maracanã, para desafogar o fluxo de pacientes.
"A UPA não suporta mais as demandas que têm em Santarém, porque Santarém atende também outros municípios que vêm pra cá, por isso é preciso construir mais duas UPAs. Nós temos a segurança de que no nosso governo vamos conseguir prestar melhor atendimento à saúde pra população de Santarém".
Além de mais duas UPAs, Zé Maria Tapajós também promete construir um novo hospital municipal, com mais equipamentos que o atual, mas não informou prazos.
"Com o novo hospital ele vem com estrutura, com novos equipamentos, permitindo aos profissionais de saúde oferecer aos pacientes melhor atendimento. E os exames de imagem ou laboratoriais vamos proporcionar no novo hospital com novos equipamentos, com tudo que um hospital precisa".
Ninguém fora da escola
O candidato do MDB afirmou que, se for eleito, haverá garantia de vagas na educação básica na rede municipal para todas as crianças em idade escolar, inclusive nas escolas de tempo integral que ele pretende implantar, mesmo o plano de governo propondo vagas para grupos específicos, como: autistas, crianças de família monoparental, PCDs.
"O critério é não deixar ninguém fora da escola, seja com necessidade especial ou não. O secretário ou secretária de educação, através de seus técnicos e coordenadores de núcleo, da educação especial, por exemplo, vai trabalhar e exigir dos diretores de escolar para que veja no seu bairro na sua área para que ninguém em idade escolar fique fora da escola. Esse é o critério que nós vamos ter, ninguém vai ficar fora da escola".
Educação especial
Sobre a necessidade de equipe multidisciplinar nas escolas da rede municipal, para atendimento integral aos alunos neurodivergentes - que possuem uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico -, com autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia e outros, Zé Maria Tapajós disse que a contratação de assistente social e psicólogo, por exemplo, vai depender da capacidade orçamentária do município.
"Hoje o município já tem nas escolas polo os pedagogos, outros técnicos como psicólogos, como assistente social, isso vai dependendo da situação, até porque requer a questão orçamentária, então você não pode garantir algo que não esteja previsto no orçamento, mas seguramente, para colocar outro profissional dentro das condições de possibilidade financeira, nós vamos colocar".
Cras no planalto e rios
Na entrevista, o candidato afirmou que uma das prioridades do seu governo, caso seja eleito, é implantar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região do Planalto, para que os moradores de comunidades daquela região, que precisam de acesso aos programas sociais do governo não precisem se deslocar até a zona urbana da cidade em busca de serviços como: inscrição ou atualização do CADÚnico, cadastro no Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, entre outros.
Questionado se os moradores da região de rios também podem sonhar com um Cras, o candidato respondeu que sim.
"A próxima secretária vai levantar essas necessidades. No Planalto vai ficar 100% atendido com assistência social e levando para a região de rios também, para fazer com que as pessoas se sintam seguras e preparadas, para veja logo em seguida uma forma de sair da assistência social. Vamos levar todos os programas sociais, seja do governo federal, do estado e da própria prefeitura para melhor atender a população".
Na área da assistência social, o candidato falou ainda sobre a sua intenção de firmar parceria público-privada para o reaproveitamento de alimentos, e assim, beneficiar famílias em situação de insegurança alimentar.
"Nós temos que estar alinhados com a iniciativa privada. Temos a parceria público-privada e com esse mecanismo legal nós vamos procurar o setor produtivo para que junto com a prefeitura possamos trabalhar em prol da sociedade, oferecendo o melhor para a população".
Balsa multiuso
Ao g1, Zé Maria contou, que para manter limpa a praia que se surge em frente da cidade durante o período de vazante dos rios Tapajós e Amazonas, que banham Santarém, pretende implantar um serviço de coleta de resíduos por meio de uma balsa motorizada que terá várias utilidades, podendo inclusive ser usada em serviços das pastas de Saúde e Educação.
"A limpeza na frente da cidade será de forma permanente com balsa motorizada multiuso com recurso do tesouro, que vai poder embarcar pá carregadeira, caçamba, retroescavadeira para limpeza na frente da cidade, porque à medida que vai vazando, a sujeira aparece. A balsa também vai servir para saúde, porque nela podem embarcar caminhões de merenda escolar para ir, por exemplo, para a região do Lago Grande. Na saúde, pode levar um veículo móvel para atendimento bucal, por exemplo, na região do Tapajós ou do Arapiuns".
Zé Maria disse também que a balsa multiuso será usada em serviço de abertura de canais assoreados para garantir a navegabilidade que fica prejudicada nos períodos de seca.
"Essa balsinha através de uma PC vai fazer a limpeza profunda tanto no Lago do Mapiri quanto do Mercadão 2000 para garantir a navegação das embarcações não só época de turismo na época de cheia, como também no verão".
O candidato também falou sobre sua intenção de colocar iluminação pública nos píeres existentes na orla de Santarém e de construir mais dois, para ampliar as opções de embarque e desembarque.
"Nós vamos iluminar os píeres, e digo mais, nós vamos construir mais dois píeres, uma na frente do Mercado Modelo e outro na escadaria em frente à Matriz. (...) As embarcações chegam geralmente pela madrugada, e aí a iluminação nos píeres dá segurança para as pessoas descerem, pegarem seus veículos e seguirem seu destino".
Quem é Zé Maria Tapajós
José Maria Tapajós, 59 anos, nasceu na comunidade Novo Gurupá, região do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará.
Zé Maria começou a trabalhar ainda menino, e logo transformou-se em um importante comerciante. É casado com Delvalita Emília, com quem teve quatro filhos.
Zé Maria sempre demonstrou vocação para lidar com pessoas e sua entrada para a política foi um caminho natural. Desde então, ocupou cargos importantes. Foi vereador por seis mandatos, presidente da câmara por 4 vezes, prefeito interino, vice-prefeito, deputado estadual e secretário regional de governo. Com sua experiência, conseguiu articular uma união inédita na história de Santarém, trazendo para o seu projeto grandes forças políticas da cidade, do estado e de Brasília. É o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho.