11 de novembro de 2024 AmazôniafeiraFepamProdução familiarSantarémser realizadavolta
Evento reunirá produtores familiares de toda a região do Baixo Amazonas na Praça Barão de Santarém
Com o tema “Produção Familiar e Justiça Climática”, a 13a edição da Feira da Produção Familiar da Amazônia (FEPAM) reunirá produtores familiares de toda a região do Baixo Amazonas, além de shows e apresentações culturais gratuitas para a sociedade, e capacitação para os produtores familiares.
A feira será realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Praça Barão de Santarém (Praça de São Sebastião), em Santarém. Esta edição representa uma retomada após 12 anos da última realização. O evento é realizado em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, sendo coordenado pelo Centro de Estudo, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas (CEFTBAM).
O tema “Produção Familiar e Justiça Climática” tem como objetivo chamar a atenção para a importância da produção familiar em diferentes contextos, no abastecimento de alimentos básicos para a segurança alimentar, com responsabilidade socioambiental. O evento também destaca que manter a floresta em pé e valorizar produtos oriundos de práticas sustentáveis é o caminho mais curto e eficaz para combater as mudanças climáticas.
A FEPAM tem como objetivo apresentar para a sociedade o potencial da produção familiar da região Oeste do Pará, no fornecimento de alimentos e essências da natureza, produzidos de forma sustentável, a exemplo da copaíba, andiroba e cumaru. A feira também é um espaço de aproximação e troca de experiências entre produtores familiares, organizações governamentais e não governamentais, além de consumidores em geral.
Durante três dias, a feira funcionará pela manhã, à tarde e à noite. Todas as noites, haverá apresentações culturais, desfiles com artesanato e shows com artistas da Amazônia. Além dos produtos, nos estandes, os visitantes encontrarão produções audiovisuais feitas por cineastas da região do Baixo Amazonas e materiais informativos sobre justiça climática relacionados aos territórios do Baixo Amazonas
e do Tapajós.
A feira transmite a mensagem da produção familiar no contexto da crise climática, que tem causado impactos negativos aos territórios da produção familiar, como o aumento da temperatura, a seca dos rios, a escassez de chuvas e a diminuição da oferta de alimentos. Nesse contexto, a 13a edição da FEPAM é uma oportunidade para a população adquirir produtos e dialogar com os produtores familiares sobre
suas realidades, além de contribuir para fortalecer as práticas de uso sustentável desenvolvidas nas diferentes regiões do Oeste do Pará.
Colaborou: João Paulo/Ascom FEPAM