NAVIO ABARÉ DA UFOPA LEVA SAÚDE E CIDADANIA A COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DO PARÁ

Confira as datas das expedições de saúde Abaré da Ufopa em 2025:
1ª Expedição: 11 a 20 de fevereiro
2ª Expedição: 11 a 30 de março
3ª Expedição: 1º a 18 de maio
4ª Expedição: 10 a 29 de junho
5ª Expedição: 8 a 27 de julho
6ª Expedição: 12 a 31 de agosto
7ª Expedição: 16 a 30 de setembro
A Ufopa recebeu o Abaré – doação de uma organização não governamental holandesa – em 2017, integrando-o ao Sistema Único de Saúde (SUS) como a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) do Brasil. O objetivo foi garantir acesso à saúde, educação e pesquisa para as populações amazônicas e promover um modelo de assistência médico-hospitalar de excelência na região. “Além das expedições de saúde habituais, teremos duas expedições menores voltadas para a participação e integração dos novos alunos do recém-criado curso de Medicina da Ufopa junto às comunidades ribeirinhas do rio Tapajós”, informou o gestor do Abaré, José Dirceu Costa.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o navio durante a inauguração da Infovia 01 e destacou a relevância do projeto, que foi fundamental para a criação do curso de Medicina da Ufopa, no ano seguinte. O Abaré permaneceu em atividades durante os anos de pandemia. “O plano de contingência elaborado pela Ufopa possibilitou a continuidade das atividades do Abaré, mesmo durante a pandemia”, confirmou Costa.
Balanço 2024: Neste ano foram realizadas seis expedições de saúde com duração máxima de 20 dias cada uma. As expedições do Abaré proporcionaram, em 2024, a 4.417 consultas médicas, 1.927 consultas odontológicas, 234 consultas de enfermagem. Foram realizadas 210 coletas de PCCU, 316 exames pré-natais e 234 pequenas cirurgias. Foram dispensados 98.196 medicamentos, realizados 4.001 exames laboratoriais e aplicadas 2.486 doses de imunizantes (vacinas de rotina). Durante as expedições também foram doados 397 pares de óculos. Os atendimentos tem 93% de resolutividade, ou seja, apenas 7% dos casos necessitam de encaminhamento para centros urbanos. “Atuamos no tripé da saúde: consultas, exames e dispensação de medicamentos”, disse Costa.
Participaram das expedições de saúde de 2024 os profissionais de saúde das secretarias municipais de Saúde dos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, os residentes do programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da Ufopa, residentes de outras instituições de ensino, docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), profissionais de saúde bucal da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), além de integrantes do Centro de Controle de Zoonoses e docentes e discentes de Medicina e Odontologia dos grupos parceiros externos, além da tripulação e equipe de gestão do navio. O projeto “Abaré Sorriso” promove palestras para crianças e adolescentes sobre a importância da higiene bucal, além de distribuir kits de higiene para as populações, informou o cirurgião dentista Mateus Cajado, que há quatro anos atende no navio.
– Ascom/Ufopa / BLOGDOCOLARES