Referência no tratamento de doenças renais, o Hospital localizado em Santarém oferece serviços especializados de Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal

O ano de 2025 começou com esperança para pacientes que aguardavam transplante renal no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste paraense. Em menos de 40 dias, a unidade realizou cinco transplantes de órgãos de doadores falecidos, um marco para a instituição, que tem se consolidado como um dos principais do Norte do País.
Em 2024 foram realizados nove transplantes renais, beneficiando seis homens e três mulheres. Neste início de 2025, cinco pacientes passaram pelo procedimento, sendo quatro homens e uma mulher. Entre eles, Jonas da Costa Pinto, 62 anos, aposentado, que desde junho de 2022 dependia de hemodiálise para sobreviver. No último dia 8 de fevereiro, sua história mudou.
“Fiquei muito alegre. Meu filho chegou e disse: ‘Papai, nós iremos agora pro Hospital’. Eu nem acreditei. Dei um pulo da rede e corri pra cá. Graças a Deus, tá dando tudo certo. Era a coisa que mais eu esperava da vida”, contou Jonas.
Ele também agradeceu à família do doador. “Eu sei que eles perderam alguém, mas outra família ganhou. Eu só tenho a agradecer e pedir que Deus dê muita saúde pra eles”, disse o paciente. Agora, com um caminho pela frente, Jonas quer retomar sua rotina ao lado da esposa e dos filhos. “Quero voltar pro mercadinho da minha esposa e trabalhar junto com ela. Tudo que eu fazia antes, me dá vontade de fazer de novo”, completou.
Por - blogdocolares / indormações HRBA