A vereadora Enfª Alba Leal (MDB) demonstrou grande preocupação com a demora na transferência de pacientes do Hospital Municipal de Santarém (HMS) para os hospitais regionais de Santarém e Itaituba. A fala da parlamentar se baseou em uma conversa com o diretor da unidade, Risonilson Silva, que relatou que, só nesta terça-feira, 61 pacientes aguardavam regulação para transferência para o Hospital Regional.
Alba Leal ressaltou que a situação impacta diretamente na rotatividade de leitos e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada. “Muitas vezes o Hospital Municipal é alvo de críticas e denúncias, mas é preciso compreender que os profissionais estão fazendo sua parte. Os médicos solicitam as transferências, mas quando a média complexidade não atende, a alta complexidade precisa dar uma resposta”, destacou.
A vereadora fez um apelo à 9ª Regional de Saúde para que intensifique os esforços na regulação desses pacientes. Ela alertou que muitos deles são oriundos dos 20 municípios pactuados com Santarém e acabam agravando seu quadro clinico pela falta de leitos e de respostas da alta complexidade. “Muitos acompanhantes não têm onde ficar em Itaituba por falta de uma casa de apoio, o que também compromete o fluxo de transferência”, afirmou.
Por – Assessoria da vereadora Alba Leal / Divulgação - blogdocolares.com