
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, realizada na terça-feira (26), o vereador Alberto Portela (União Brasil) fez uso da tribuna para abordar o Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Em sua fala, destacou:
“Ainda nos preocupamos com a violência contra as mulheres, que persiste em diferentes fases e contextos da sociedade. Essa preocupação não deve se restringir apenas ao mês de agosto, mas se estender durante todo o ano. Precisamos fortalecer a conscientização dentro das famílias, nas escolas, universidades e ambientes de trabalho, criando espaços onde as pessoas tenham mais acesso à informação. É essencial que as mulheres se sintam encorajadas a denunciar e não permaneçam presas a situações de violência, seja ela intelectual, moral ou física.”
Na oportunidade, o vereador anunciou que apresentará uma Moção de Aplausos ao Dr. João Fabrício Palheta da Silva, neurocirurgião que trouxe para Santarém a metodologia Awake Surgery (Cirurgia Cerebral com Paciente Acordado). Sobre o feito, afirmou:
“Assisti um vídeo do Dr. João com toda sua equipe de anestesiologistas e neuropsicólogos. É algo extraordinário. Ver Santarém, berço da Amazônia, sediando um procedimento cirúrgico desse nível é motivo de grande orgulho, pois confirma que nossa região é, de fato, um celeiro de grandes profissionais.”
Ainda em sua fala, o parlamentar convidou todos os vereadores para participarem da Sessão Especial em Comemoração aos 15 anos de fundação do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O evento será realizado no dia 27 de agosto do corrente ano e contará com a presença de renomados intelectuais, como Dr. Lombardi e Dr. Dermeval Saviani.
“É um momento de grande alegria trazer a Universidade Pública para esta Casa e apresentar projetos tão relevantes como esse, que discutem História e Sociedade no contexto amazônico, permitindo que a população de Santarém conheça mais sobre essas iniciativas.” – finalizou.
Por ASCOM do vereador Alberto Portela / BLOGDOCOLARES E GRUPOS PARCEIROS