Presenciais, bacharelados serão ofertados em Santarém e Oriximiná já em 2026.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) dá um passo estratégico para a formação de profissionais em áreas de alta demanda tecnológica com a implantação de dois novos cursos de graduação: o Bacharelado em Inteligência Artificial, em Santarém (PA); e o Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, em Oriximiná (PA). Pioneiros no interior da Amazônia, os cursos têm como diferencial a integração entre tecnologia de ponta, compromisso ético e desenvolvimento sustentável da região.
Totalmente gratuitos e presenciais, os dois cursos de graduação iniciarão as primeiras turmas já em 2026. A seleção se dará por meio do Processo Seletivo Regular (PSR) 2026, que utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em pelo menos uma das edições realizadas no período de 2022 a 2025. Gratuitas, as inscrições para o PSR 2026 terão início a partir do dia 16 de outubro, no site da Ufopa. Também há vagas disponíveis nos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ), ambos com inscrições abertas até o dia 12 de outubro.
Com as novas graduações, a Ufopa fortalece sua atuação em áreas estratégicas, formando profissionais capazes de liderar a revolução digital na Amazônia. Mais do que preparar para o mercado de trabalho, os cursos buscam estimular uma visão empreendedora, ética e inovadora, conectando ciência, tecnologia e sustentabilidade para contribuir com o desenvolvimento da região e do Brasil.
ASCOM/UFOPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário