
No último domingo, 9 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou o primeiro dia de aplicação das provas do Enem, em que os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. O segundo dia de exame ocorre no próximo domingo, 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
Pé-de-Meia – O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, voltado a estudantes matriculados no ensino médio público, beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.
O programa oferece aos beneficiários que têm frequência escolar acima de 80% um incentivo mensal de R$ 200; um valor de R$ 1.000 depositado na poupança, ao final de cada ano letivo em que o estudante é aprovado; e o bônus adicional pela participação no Enem. Ao todo, a poupança do ensino médio atende cerca de quatro milhões de estudantes em todo o país.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. (Com informações do Governo Federal)
O Impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário